4 de mar. de 2013

Como escolher sua roupa de borracha para provas de Triathlon



Dica de como escolher o melhor wetsuit com o material mais adequado para o atleta


Cedo ou tarde, você terá que comprar uma roupa de borracha (wetsuit) para algumas provas de Triathlon. Trata-se de um dos itens mais importantes do seu arsenal pessoal, então é fundamental saber escolher bem. 

Segundo as regras da International Triathlon Union (ITU), seguidas pelas provas do Circuito Nacional Sesc Triathlon, a roupa de borracha (que na verdade é de neoprene), é liberada para triatletas amadores quando a temperatura da água está abaixo de 22ºC em provas com até 1.500m de natação, abaixo de 23ªC em provas com até 3.000m de natação, e abaixo de 24ºC em provas com mais de 3.000m de natação. Para temperaturas abaixo dos 15ºC, a roupa é obrigatória. Algumas provas, como o Ironman Brasil, permitem o uso da roupa por atletas amadores, independente da temperatura da água. 

A maioria absoluta dos triatletas utiliza a roupa de borracha quando permitido. Isso porque ela aumenta a flutuabilidade do atleta, fazendo-o nadar mais rapidamente. Para muitos iniciantes, no entanto, a roupa de borracha pode ser sinal de pânico na água, situação que todo triatleta já viveu e aprendeu a superar.

Basicamente, três fatores são usados para a escolha de um wetsuit: altura, peso e gênero. As roupas de borracha, em geral, têm um ótimo sistema de numeração, levando em consideração a altura e o peso.

A roupa de borracha deve mantê-lo aquecido, portanto, ela não pode ficar larga em você. As roupas largas permitem que muita água entre, deixando o atleta com mais frio. Assim, as extremidades, principalmente o pescoço, devem ser bem justas, não apertadas, mas vedadas. A roupa como um todo deve ficar colada no corpo, com total mobilidade de braços e pernas. Lembre-se de não escolher roupas que deixam um "bolsão" de ar nas axilas e na virilha (em alguns casos, é só uma questão de vestí-la corretamente). 

A maioria absoluta dos triatletas utiliza o wetsuit quando permitido. Isso porque ela aumenta a flutuabilidade do atleta, fazendo-o nadar mais rapidamente. 

Uma das lutas que os triatletas enfrentam é a retirada da roupa de borracha em uma prova. O que muitos não percebem, é que isso está relacionado com a escolha da roupa adequada. É comum atletas acima do peso "brigarem" com suas roupas na primeira transição de uma prova, enquanto outros atletas parecem tirá-la como um passe de mágica. Observe as pernas da roupa, elas devem ter um material mais espesso na parte de cima, para ajudar na flutuabilidade (em geral, as pernas são as maiores âncoras do triatleta); e ser mais fina próximo ao calcanhar, para facilitar sua retirada. Além disso, verifique se o zíper tem uma "cordinha", pela qual você poderá abrir a roupa ao sair da água. 

As mulheres devem procurar modelos específicos, que considerem o formato dos seios. Isso fará uma diferença enorme no conforto. 

Com ou sem mangas? 

Os wetsuits sem manga perdem grande parte do benefício de flutuabilidade e aquecimento proporcionado pelos wetsuits com manga. O arrasto hidrodinâmico é consideravelmente maior em uma roupa sem mangas e, para piorar, a flutuabilidade é muito menor. 

Claro que você sentirá mais frio com uma roupa sem mangas, primeiro porque seus braços estarão descobertos e segundo porque a grande abertura nos ombros permite que mais água entre na roupa. A vantagem, por outro lado, é que seus braços e ombros estarão totalmente livres. As roupas sem mangas são um pouco mais rápidas na retirada, o que pode ser compensado com um pouco de treino com as roupas com mangas. 

Em geral, só faz sentido comprar uma roupa sem manga para provas onde a água é bem quente e a roupa é liberada (poucas no mundo).

Um wetsuit adequado vai deixá-lo mais aquecido, impedindo que a água entre; fará você boiar mais, aumentando a velocidade e fazendo-o poupar energia para as outras modalidades do Triathlon. Uma roupa inadequada, no entanto, pode fazê-lo se sentir apertado demais, ou deixar entrar água demais. Mesmo sendo um investimento alto (de R$730,00 a R$1.926,00), é um item fundamental para o guarda roupa do triatleta, motivo pelo qual deve ser muito bem escolhido. 
Fonte: Sesc 
Boas Braçadas!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira algumas ROUPAS DE BORRACHA em nosso site:
Roupa de Borracha Aqua Sphere Pursuit Feminina 2012
Roupa de Borracha Aqua Sphere Phantom
Roupa de Borracha Aqua Sphere Racer Ironman + Óculos Kayenne
Roupa de Borracha Aqua Sphere Pursuit SL sem manga

Um comentário:

  1. Muito bom. Boa referência para quem deseja iniciar no triathlon, e para as provas de natação.
    Abraços.

    ResponderExcluir