Acabei de voltar de Floripa, fui assistir o Ironman 2012!!!
Realmente o Ironman é uma prova onde tudo pode acontecer!
Vi amigos que treinaram muito e estavam totalmente preparados para fazer a prova para baixo de 9 horas quebrarem e me surpreendi com o ótimo desempenho de alguns atletas que nem imaginava que completariam a prova.
No Iron definitivamente o “bicho pega”! São muitas horas de prova e muita coisa pode dar errado. Pneu furar, câimbras, má alimentação, desidratação, acidentes, ou seja, é bem difícil conseguir fazer uma prova redondinha, onde tudo ocorra como o planejado. Por isso que é tão emocionante!
O que eu tenho receio do Ironman é o preparo para prova, o desgaste do treino é muito agressivo. Assistindo a toda aquela PROVA , decidi que quando for fazer meu primeiro Ironman vou tirar pelo menos 6 meses sabáticos para treinar, dormir e me alimentar direito... vai ser difícil, mas pelo menos tomei uma decisão!
Foi impressionante ver o nível dos profissionais, a briga foi linda! (Não vejo a hora de ver o DVD da prova).
Neste clima de Iron, hoje pela manhã fui pedalar na ciclovia e ali, sozinha, fiquei pensando quando seria o momento ideal para eu enfrentar esse desafio... ou se realmente devo enfrentar esse desafio de ser um Ironman. Escuto muitas pessoas que acabam de iniciar o triathlon e ou com menos de 1 ano de treino, se inscrevem para provas longas e para o Ironman.
Acredito que para fazer uma prova tão desgastante, todo o organismo tem que ter uma base muito forte...a base muscular, cardiorrespiratória, nutricional, mental, emocional, ou seja, o organismo tem de estar acostumado a sentir dor e saber reagir. É uma prova que vai te cobrar um preparo adequado, antes, durante e depois.
Além de tudo isso o Ironman é uma prova democrática, vi muitos idosos, deficientes físicos, gordinhos...
Por tudo isso, o principal é entender que, se você começou agora a fazer triathlon, e está cheio de garra e energia, não necessariamente você já tem que fazer um Ironman! Quanto mais tempo de treino e mais provas você fizer, mais experiente e adaptado seu corpo ficará e consequentemente melhor será seu tempo e menor o sofrimento.
Mas que dói, dói, ô se dói!!!
Por Nina Keller
Oi Nina, eu e minha esposa estivemos no Ironman tbem. Muito lindo, emocionante e inspirador. O sonho de minha esposa é completar um, traçou meta pra 2014. Vc saberia me dizer qto tempo de preparação é adequado pra esta prova.
ResponderExcluirUm abraço
Lu
Nossa! Você conseguiu descrever todos os sentimentos dos expectadores. Adorei e me emocionei demais...
ResponderExcluirCristiane.