30 de nov. de 2012

Correr ouvindo música: descubra o efeito que ela causa na sua atividade


Foto: Ed Yourdon Foter CC BY-SA


Escutar uma trilha sonora durante a atividade pode estimular, mas deve-se dobrar a atenção quando a prática for realizada em locais movimentados


Correr com ou sem música? Uma questão difícil de ser respondida. Além do estilo de cada pessoa, a concentração no objetivo desejado influencia na escolha, já que cada corredor possui uma maneira de lidar com os estímulos do corpo durante a atividade. Para alguns, o som no ouvido pode distrair e prejudicar no desempenho, enquanto para outros faz com que o tempo passe mais rápido.

Também é preciso ter cuidado com o trânsito. Correr no meio de carros e motos torna-se ainda mais perigoso ao escutar música. Os praticantes precisam estar sempre atentos na hora de atravessar um cruzamento. Durante as provas, corre-se o risco de não ouvir as instruções dos organizadores, outro fator perigoso. Entre vantagens e desvantagens, uma boa música sempre anima qualquer pessoa, confira abaixo mais dicas sobre o assunto.

PRÓS

A música pode facilitar a corrida: estudos demonstram que ela reduz a percepção de intensidade do exercício em cerca de 10%. A noção de esforço do corredor é reduzida e ele tem a sensação de que pode correr mais rápido e por mais tempo. 
Torna o exercício mais satisfatório: a música também eleva aspectos positivos do humor, como entusiasmo e felicidade, enquanto reduz aspectos negativos, como tensão e cansaço.
Música melhora a corrida na esteira: 
na esteira os estímulos do meio ambiente não estão presentes, o que torna a música bastante útil. Quanto menos se percebe o esforço, menor o tédio. A música se torna um estímulo nesse caso.

CONTRAS

A música pode tirar a percepção de problemas da corrida: ouvir música distancia o praticante dos outros sons produzidos pelo ato de correr, como a respiração e o impacto das passadas, que são informações importantes. 
Correr com som alto pode ser perigoso:  a música também afasta a pessoa do ambiente em que ela está, o que pode ser perigoso. O corredor pode não ouvir um carro, uma pessoa atrás dele, ou as instruções de uma prova. 
O praticante pode ficar viciado em música: todos os corredores podem se tornar dependentes da música. Pode-se chegar a um ponto em que você perde a noção daquilo que é realmente motivador.
Fonte: Globo Esporte 
Percorra seus caminhos com cuidado, diversão e segurança.

Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para CORRIDA em nosso site:


Fone de Ouvido Motorola Esportivo Bluetooth
Porta Eletrônicos Skyhill
Shorts Mizuno Run Vistra Feminino

Regata Asics CORE SINGLET Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário