8 de set. de 2010

Para que servem os frequencímetros cardíacos?

Para correr, pedalar, caminhar e praticar qualquer exercício físico devemos ter cuidados. Podemos estar nos exercitando mais do que podemos e devemos, e assim prejudicando nossa saúde.


Enquanto nos exercitamos devemos saber a quantos batimentos por minuto (bpm) o nosso coração está. Isso se deve para que possamos dosar o esforço físico, dentro do objetivo de cada pessoa, seja atleta ou não. E para isso temos um aliado, o frequencímetro cardíaco.

Os frequencimetros cardíacos nos permitem saber a pulsação e os batimentos cardíacos, nos orientando para o exercício, se o atleta está na faixa ideal de batimentos. Ele é fundamental ao esportista pelos registros que fornece, permitindo o controle da atividade física.

Há diversos modelos de frequencímetros cardíacos, e cada um traz uma funcionalidade diferente. Os mais completos podem oferecer funções como batimento contínuo, limites cardíacos ajustáveis, média de batimentos cardíacos, determinação do nível de condicionamento físico, número de calorias consumidas durante o exercício, cálculo de índice de massa corpórea (IMC), timer, níveis de batimento (máximo, médio e mínimo) durante atividade, armazenamento de medições, cronômetro progressivo e regressivo, luz para atividades noturnas, altímetro, barômetro, termômetro, sistema de GPS, além das funções de relógios comuns.

Com esse equipamento, você pode ter uma melhor avaliação da condição física, e controlar o quanto precisará se exercitar para atingir seus objetivos.

Porém, de nada adianta medir a freqüência cardíaca se não sabemos a quantos bpm (batimentos por minuto) devemos estar para atingir nossos objetivos, como condicionamento físico, perda de gordura, reabilitação. Para isso devemos passar por uma avaliação física com um profissional, onde será determinado o seu limiar aeróbio e a partir disso, as faixas de freqüência cardíaca ideais para serem trabalhadas durante os exercícios físicos.


Veja também:

> Frequencímetros Cardíacos Polar

Nenhum comentário:

Postar um comentário