28 de dez. de 2010

Não quebre no km 32


Uma das situações que os maratonistas mais temem é a chamada barreira dos 32k. Geralmente, quando se chega nessa quilometragem, o corpo já usou todo o carboidrato que estava estocado no fígado e nos músculos das pernas.

O resultado é: o corredor quebra, ou seja, não consegue mais manter o mesmo ritmo. Pesquisas apontam que cerca de 40% dos atletas não conseguem ultrapassar essa barreira.

Um estudante do MIT, uma das mais conceituadas instituições americanas, bolou uma fórmula que calcula quanto carboidrato é preciso consumir antes da competição para não pifar. Tudo o que você precisa saber é o seu peso, em quanto tempo pretende terminar a maratona, idade e a frequência cardíaca de repouso (medida antes de levantar da cama).

Você encontra a fórmula no site: http://endurancecalculator.com

Veja também:

> Adidas Response Cushion 19

> Nike Lunar Eclipse+

> Mizuno Wave Ultima 2

Fonte: Sport Life

Um comentário:

  1. Muito legal! O artigo ainda não li por inteiro, mas fiz uns testes com a calculadora usando os meus resultados do ergoespirométrico. O problema é que ela só faz cálculos com hora cheia. Por exemplo, se você pretender fazer a maratona em 3h45 o seu alvo ficará em 3h, conservador em 3h15 e agressivo em 2h15. Mas daí já dá pra tirar uma média aproximada de calorias necessárias.

    ResponderExcluir