11 de jan. de 2011

Substituições simples para correr mais

A alimentação certa para quem corre não significa evitar o que se adora comer ou viver em regime. A boa nutrição envolve conhecer comidas deliciosas que são ainda melhores para sua saúde. E é fácil dar um salto de qualidade na dieta substituindo alimentos que já são saudáveis por outros que ofereçam ainda mais benefícios para sua saúde e performance na corrida.


TROQUE Bebidas esportivas POR Leite desnatado
POR QUÊ? Depois de correr, é delicioso se refrescar com uma bebida esportiva. "Mas o leite desnatado é uma boa fonte de proteínas e carboidratos de qualidade, além de ser absorvido rapidamente", diz o nutricionista inglês Drew Price. Estudos indicam que o leite exerce melhor a tarefa de acelerar nossa recuperação e aumentar o tempo em que chegaremos à exaustão no próximo treino. Ele também repõe aminoácidos e sais minerais perdidos na transpiração. Por isso, pode fazer o papel de repositor de líquidos após a atividade física.

TROQUE Azeite de oliva POR Óleo de semente de linhaça
POR QUÊ? Dá suporte aos seus ligamentos. O óleo de semente de linhaça tem bem mais ácidos graxos ômega 3 que o azeite de oliva extravirgem. "O ômega 3 ajuda a manter a saúde e a estrutura das juntas, o que é essencial durante exercícios regulares de impacto", afirma Simone Laubscher. Nos supermercados, você encontra o óleo de linhaça extravirgem Pazze. Seu sabor é leve e com toque acastanhado. Guarde na geladeira, pois estraga com facilidade se exposto a luz e calor.

TROQUE Cereal de flocos de milho açucarado POR Aveia
POR QUÊ? Por ser repleta de carboidratos de liberação lenta (que mantêm seus níveis de energia por mais tempo), ao contrário dos cereais matinais cheios de açúcar. "Ao mesmo tempo, a aveia tem menos fibras que os cereais integrais industrializados — ou seja, diminui as chances de você ter um desconforto intestinal", afirma Price. Vale misturar com um pouco de amêndoa, morango

TROQUE Pão preto POR Pão integral
POR QUÊ? "A maioria desses pães pretos não passa de pães brancos cheios de corante", explica Price. "Ao escolher pães com grãos e sementes visíveis, você vai saber que está consumindo mais fibras, que ajudam na digestão e reduzem o risco de um câncer de cólon." Uma boa opção é o Pão 100% Integral 14 Grãos da Nutrella.

TROQUE Barrinhas energéticas POR Oleaginosas e frutas secas
POR QUÊ? O açúcar sem fibras contido nas barrinhas é um problema, a menos que seja logo antes de correr. "Uma porção de oleaginosas [castanhas, nozes, etc.] contém gorduras saudáveis e muita fibra", explica Price. "Frutas secas contêm bastante açúcar, é verdade, mas suas fibras reduzem o índice glicêmico desses alimentos". Sem contar as vitaminas e sais minerais, que geralmente não existem nas barrinhas. Quer praticidade? O mix de amêndoas com passas Iracema traz castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoas, avelã, amendoim e uva-passa.

TROQUE Peito de frango POR Bife
POR QUÊ? A carne vermelha tem a reputação injusta de ser repleta de gordura saturada. "Mas, assim como o frango, é rica em nutrientes e a gordura extra é um sinal de densidade energética, algo vital para a recuperação pós- treino", diz Price. Para evitar o excesso de gordura saturada, fuja dos molhos gordurosos e prefira cortes magros, como contrafilé (para fritar) e coxão mole (para assar).

TROQUE Shakes de proteína de soro de leite ("whey") POR Shakes de proteína de leite
POR QUÊ? A proteína do soro de leite é absorvida rapidamente pelo corpo. Entretanto, o concentrado de proteínas do leite contém, além do próprio soro, uma proteína chamada caseína micelar. Essa combinação traz benefícios mais duradouros aos músculos. "A caseína é de liberação lenta: fornece proteínas a conta-gotas para o organismo, auxiliando a recuperação por horas, não minutos", explica Price.

Veja também:

> Tênis Adidas Adizero Tempo

> Tênis Nike Structure Triax +14

> Tênis Asics DS Trainer 15

Fonte: Revista Runner's World

2 comentários:

  1. Muito boas e eu já faço uso delas há tempo...Obrigado pela visita no meu blog de corridas, podemos sim fazer uma parceria e caso vcs queira patrocinar um Ultramaratonista eu estou disponível.

    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas! =)
    Boa parte aí eu já sigo.. só tenho que me adaptar ao resto (como por exemplo: substituir o peito de frango por bife.. esta me surpreendeu!) heheh

    Muito obrigado pela orientação

    Bruna Moura
    bruninhamtb.blogspot.com

    ResponderExcluir