27 de mai. de 2011

Cólicas mentruais e o esporte

A atividade física durante a menstruação ameniza as cólicas menstruais. Nada de faltar na academia..

Por TaigaCazarine

Malhar ou não menstruada. Se você fica sempre na dúvida, saiba que a menstruação não pode ser motivo para cabular a aula. Muito pelo contrário. “Durante este período há uma maior irrigação sanguínea, aliviando as temidas cólicas”, fala o professor de educação física Felipe Barboza, da Academia Estação do Corpo, no Rio de Janeiro. Ele dá ainda outros bons motivos para você não interromper seu treino nesta fase.

*Pode malhar durante a menstruação?
Não só pode, como deve. Sempre respeite o seu nível de condicionamento, mas nunca fique parada. A continuidade faz parte dos princípios do treinamento e torna-se impossível evoluir caso o treino seja interrompido por uma semana no mês. Sem contar que os exercícios aliviam as cólicas porque ativa o sistema circulatório.

*Aeróbico ou musculação?
Tanto faz! O ideal é não mudar a rotina de treinos e fazer o que você já está acostumada. Se o fluxo menstrual for muito intenso pode haver um desconforto para executar alguns treinos. Neste caso, você pode reduzir a carga e evitar exercícios que precisem de muito esforço nos membros inferiores. Como se trata de um período complicado, a saída é fazer o que proporciona maior prazer e espante a preguiça a todo custo.

*Há contraindicações?
Depende. Cada pessoa tem um fluxo menstrual diferente. Mas, geralmente não há limitações a não ser que a mulher tenha um fluxo muito intenso. Só que mesmo assim ela pode malhar, só deve evitar alguns exercícios como os agachamentos e afundos.

*Qual a melhor forma de aliviar os sintomas?
Não existe regra. Porém, malhar ao acordar pode dar mais resultados, pois libera uma dose de adrenalina que promove sensação de bem-estar, além de, como já foi dito, evita a presença das cólicas. O resultado pode ser um dia bem mais tranquilo do que normalmente é neste período.

Fonte: Revista Shape

Vale ressaltar também que há alguns profissionais que defendem a diminuição de intensidade dos exercícios, dependendo da intensidade da dor e bem estar. O nosso corpo fala e nos manda sinais, sempre preste atenção a eles!

Veja Mais:

Tênis Nike Lunar Glide+ 2 para quem procura amortecimento e estabilidade!

Tênis Adidas Super Nova Sequence 3 para quem procura flexibilidade e propulsão!

Porta Celular Nike para os corredores não precisarem se preocupar com dinheiro, celular ou MP3!

Nenhum comentário:

Postar um comentário