14 de ago. de 2012

Iron ladyes

Vou falar sobre treinos de longa distância. Esta semana estava lendo a revista americana Triathlon Plus, onde uma matéria me chamou muito a atenção – How to be a Iron Lady (Como ser uma Dama de Ferro). A matéria tem dicas das maiores triatletas de Ironman e 70.3 Ironman do mundo.
Li a matéria e me empolguei, resolvi imitar no sábado! Fiz um pequeno simulado em Riacho Grande, sendo 3 séries de 700 metros na represa, com minha roupa Aquasphere para ir me acostumando, depois pedalei 50 km ritmado e corri 6 km. Estava muito sol e senti na corrida, estava sem meu frequencímetro, mas meu coração subiu bastante.
Resolvi fazer esse treino após ler as dicas dessas triatletas:

Rachel Joyce – Treinos Longos
Para treinar para o Ironman, Rachel inclui 1 ou 2 dias fortes de treino que simulam a prova. Não é a distância inteira da prova, mas o treino é bem longo. Começa com uma natação de 3 km, logo depois 5 horas de bike ritmado e 40 minutos de corrida em pace forte. Ela diz que este treino é bom para acertar a alimentação na hora da prova, para condicionamento e principalmente para se preparar mentalmente para o Ironman.
Rachel aposta também em treinar com pessoas que são mais “fortes” que você. Isso vai ajudar a melhorar seus treinos, mas se lembre, não é bom você ficar pegando pesado demais sempre, isso pode te levar ao overtrainning.
Antes da largada, procure um lugar calmo, pense em cada etapa de sua prova, a natação, o curso da bike, as transições e a corrida.

Emma-Kate Lindbury
Emma aposta em uma natação forte:
1 km –aquecimento.
20 tiros de 25 metros.
Solta 200m.
4 tiros de 100m.
400m solto.
3 tiros 100m com 30 segundo de intervalo.
300metros solto.
2 tiros de 200m.
400 solto.

Cat Morrison – Pensamento Positivo
A prova de Ironman é um longo dia, onde pode ter momentos que você pode se sentir muito mal. Esse sentimento pode ser mental físico ou os dois juntos. Isso é muito comum acontecer. A chave é como responder a essa situação. Pense sobre toda a sua preparação e todas as vezes que triunfou nos mais duros treinos e todo o tempo que você se esforçou no seu limite e teve sucesso. Mantenha o pensamento positivo para sempre seguir em frente.

Plano de alimentação:
Um bom plano de alimentação durante a prova é fundamental. Hoje em dia existem muitos recursos para se nutrir muito bem durante a prova. Tenha sempre isso muito bem planejado com seu nutricionista e principalmente teste bem os produtos antes da prova.

Leanda Cave
Leanda inclui em seus treinos corridas recreativas. Ela costuma sair para correr sem relógio, com alguns trocados no bolso. Leanda marca um ponto no mapa e vai curtindo o passeio. Quando chega em seu destino, se presenteia com um belo café e um pedaço de torta.

Gostaram das dicas?

Bons treinos!

Por Nina Keller

Confira alguns produtos para triathlon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário