30 de nov de 2012

Dores no joelho? Fortaleça a musculatura e descanse


Foto: Simczuk Foter CC BY-SA

Ortopedista explica e dá dicas para não haver lesões

É muito comum os praticantes de corrida sentirem dores no joelho, mas não é fácil saber sobre a existência de alguma síndrome. As lesões podem ser nos ligamentos, na cartilagem, no tendão e até no osso, mas para saber ao certo qual é o problema, a melhor maneira é procurar um médico especializado.

A ortopedista Ana Paula Simões, assistente do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo, informou que as lesões no joelho, geralmente, são insidiosas, isto é, os sintomas aparecem gradualmente e cada vez mais fortes, de forma crescente, principalmente quando o corredor está em alguma subida ou descida, e só é súbita quando acontece um trauma ou queda.

Causas

As causas do surgimento são, geralmente, desequilíbrio muscular, falta de alongamento, muito impacto, sobrecarga e aumento da intensidade de treino, erros posturais e doenças reumatológicas e deformidades ortopédicas. Está associada ao tempo (duração longa) e velocidade das atividades - informou a ortopedista Ana Paula.

Prevenção

  • Alongamento antes e depois de cada treino e prova;
  • Musculação para fortalecer os músculos;
  • Correções de vícios e postura;
  • Treinar corretamente sem exageros;
  • Usar tênis adequado para cada pisada.


Tratamento

Raramente as lesões são graves a ponto de necessitar de tratamento cirúrgico, mas pode ser desconfortável e afastar o atleta de seus treinos. A melhor forma de tratar é procurar um ortopedista e ir ao fisioterapeuta. Alongamento, gelo e descanso é recomendado e a volta às pistas deve ser aos poucos.
A ortopedista Ana Paula foca no fortalecimento e informou que, hoje, já há uns remédios condroprotetores, aqueles indicados para recompor o desgaste das cartilagens articulares que ajudam a lubrificar e hidratar.

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Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
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Um comentário:

  1. Este post é pra mim, tudo a ver com meu joelho ... Muito bom, devemos ir com calma e fazer os reforços necessários. Meu carinho.

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