10 de nov. de 2012

Está iniciando na Natação? Saiba como aumentar sua eficiência


 Foto: marcopako Foter CC BY-SA

A natação é um esporte apreciado por muitos, tanto por competição, quanto pela busca por um corpo forte e saudável. É também uma das atividades físicas mais completas, se não a mais, e também a mais acessível a qualquer membro da população, independente de gênero, idade ou estado físico. Mas muitas pessoas se perguntam: “Estou nadando do jeito certo?” ou “Qual seria o melhor jeito de nadar”. Pois aqui vão algumas dicas de como melhorar seu nado:

Já percebeu como os nadadores profissionais começam o nado rapidamente? Isso acontece devido ao impulso que eles fazem na borda da piscina. É importante perceber o momento em que a velocidade provocada por esse movimento se torna ineficiente, pois é nessa hora em que se deve começar a bater perna para dar continuidade ao nado.

Outro fator de significativo é a sua pose ao empurrar a borda da piscina para dar impulso. A “aerodinâmica” de seu corpo é importante nessa hora para tirar o maior proveito da sua velocidade. Geralmente manter os braços esticados com as mãos em “concha” a frente da cabeça ajudam ao seu corpo a enfrentar a resistência da água. Manter o rosto abaixado também é relevante.

A sua profundidade é muito importante ao começar a nadar. Se estiver muito na superfície, a resistência da água será maior, e se estiver muito fundo, terá que subir muito ao dar continuidade ao nado. A dica é manter uma profundidade ideal para balancear esses fatores.
O jeito que você bate a perna também influencia seu nado. Observe o seu desempenho em diversos tipos de pernadas e treine bastante para uma maior eficiência.

Leve em conta também a quantidade de vezes que você bate a perna. Se bater demais, você pode se cansar com mais facilidade. Porém, se bater de menos, não irá adquirir muita velocidade. O ideal é se basear em sua capacidade física e balancear sua pernada para que não se canse tanto e ainda sim mantenha uma velocidade ideal. O mesmo vale para o tamanho da sua pernada. Movimentos amplos cansam mais, mas proporcionam uma maior velocidade!

Para finalizar, pode-se dizer que quase tudo se baseia num equilíbrio, com certo esforço, porém sem exageros.

Fonte: A dicas
Por Fast Runner
Bons Treinos!
Equipe Fast Runner 

Confira alguns produtos para Natação em nosso site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário