24 de nov. de 2012

Organização e Planejamento de Treinamentos


Foto: DafneCholet Foter CC BY

O ano de 2012 vai chegando ao seu final e, com ele, a hora de descansar do calendário de treinos e competições que desgastaram física e psicologicamente os atletas.

Neste período, outras modalidades podem ser praticadas, para que o corpo não perca os ganhos adquiridos, afinal os resultados esportivos não podem ser parte apenas de alguns meses de treinamento e sim de alguns anos, treinando e recuperando-se da forma correta.
Por isso a organização dos treinos e o planejamento do calendário competitivo tem tanta importância. Esse é o momento de sentarmos (técnico + atleta) para discutir como foi o ano que passou e, dentro da realidade de cada indivíduo, quais são os seus objetivos para o novo ciclo que se aproxima.

A organização dos treinamentos envolve vários detalhes, como os horários que o atleta vai ter para cumprir os treinos sem atrapalhar a sua vida pessoal e profissional; a alimentação, que deve ser balanceada e nutritiva; e, é claro, tentar seguir com o planejado o máximo possível, sem ficar incluindo novas provas no meio do calendário.
Os atletas precisam entender que há fases para cada tipo de treino, com ênfase maior para força, velocidade, resistência, etc., e que essas etapas dependem do tipo de prova e do nível de condicionamento em que o atleta está.

Outro detalhe a ser observado diz respeito às provas escolhidas. Um indivíduo que está começando no triathlon, por exemplo, não pode querer fazer um Ironman  com 6 meses ou um ano de treinos. Nesse momento de aprendizagem, o atleta precisa, primeiro, adquirir experiência e maturidade para longas distâncias, a fim de evitar possíveis lesões. O calendário dispõe de várias provas com distâncias menores, que lhe permitirão conhecer melhor o esporte e ir corrigindo erros.

Com isso, o planejamento bem feito possibilitará ao atleta alcançar um bom desempenho a curto, médio e longo prazo.

Agende uma conversa com o seu técnico e bons treinos!

Por Prof. Rodrigo Tomé
Cref. 450554-G/SP
rodrigotome@limiarassessoria.com.br
Por Fast Runner

Equipe Fast Runner

Conheça alguns produtos do nosso site:




Nenhum comentário:

Postar um comentário