18 de dez de 2012

Descubra como escolher o suplemento certo para cada atividade


suplementos, cápsulas, remédios dentro de um pote
Foto: Marcelo Resende / Dieta já


A suplementação deve sempre ser acompanhada por um profissional



Para ter um corpo perfeito, musculoso e definido muitos atletas utilizam suplementos alimentares. Semelhantes a remédios, eles são apresentados na forma de comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos. Mas é preciso saber como e quando usá-los. O uso em excesso ou sem orientação de um profissional pode causar danos graves, explica a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

Com tantas opções no mercado, fica difícil para quem é leigo escolher qual daqueles inúmeros potinhos irá atender às suas necessidades. Para orientar o consumidor e garantir maior controle o Ministério da Saúde divide os suplementos em grupos.

Energéticos: podem ser usados antes, durante ou após treinos e provas, dependendo das características do indivíduo e do esporte. Fornecem basicamente energia, vinda sobretudo de carboidratos, e são encontrados em pó ou gel. São exemplos: maltodextrina, dextrose.

Protéicos: indicados para completar a ingestão protéica da dieta. O horário de consumo depende de uma série de fatores, mas muitas vezes são indicados para após o treino. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra. Fazem parte do grupo a Whey Protein, a Albumina, a Caseína e o Isolado Protéico de soja.

Compensadores: contém carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido. Indicados para desnutridos ou para atletas com necessidades aumentadas devido ao estado fisiológico, limitações na dieta ou tipo de exercício.

Repositores: São bebidas esportivas com o objetivo de repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa/longa. Indicado para corredores, ciclistas.

Aminoácidos: fazem parte deste grupo os aminoácidos, indicados para aumento da massa muscular. Como exemplo temos os BCAAs, nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAAS, são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração.

A suplementação deve sempre ser acompanhada por um profissional e associada a uma dieta já planejada para a modalidade esportiva em questão.

Antes de comprar um suplemento

Organize a sua agenda para conseguir malhar e ter uma dieta saudável. Os suplementos agem como coadjuvantes dessa dupla.
Não acredite em todas as pesquisas publicadas na internet. Grande parte é financiada pelos próprios laboratórios que comercializam os produtos.
Procure uma nutróloga para saber a dosagem e a forma correta de utilizar um suplemento. Além de mais seguro, funciona melhor.
Duvide de produtos que não apontam os princípios ativos da fórmula e só utilizam apenas o termo “poderosas substâncias” para endossar sua eficácia.
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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