27 de dez. de 2012

São Silvestre: ajuste a intensidade da corrida e evite acumular ácido láctico


Dicas para Correr na São Silvestre
Foto: R7

Produto do metabolismo anaeróbico que traz desconforto e fadiga é um dos maiores vilões dos atletas durantes as provas.


Todo corredor conhece este nome: ácido láctico. Podemos até considerar que seja ele o maior vilão do desempenho na corrida. Pelo menos é assim que a maioria o considera. Seu acúmulo provoca aquela sensação de desconforto dando início a um aumento exagerado da respiração, além de provocar nos músculos uma dor em queimação que é o prenúncio da fadiga.

O aumento exagerado da respiração ocorre porque o corpo tenta eliminar o excesso de ácido láctico que se transforma em gás carbônico (CO2) pela reação com o bicarbonato. Como o CO2 é eliminado pela respiração, passa a ser ajustado um ritmo respiratório mais acelerado, que inclusive prejudica a comunicação verbal.

O ácido láctico é um produto do metabolismo anaeróbico que de fato traz desconforto e fadiga. Entretanto, ele é um importante fator de proteção que sinaliza quando atingimos uma intensidade crítica de exercício que não somos capazes de tolerar por tempo prolongado.

O corredor intuitivamente procura sempre ajustar seu ritmo de corrida no limiar de intensidade que antecede o acúmulo de ácido láctico quando se trata de manter um ritmo constante por um tempo mais prolongado. Este limite a ciência definiu como limiar anaeróbico.

Este limite crítico é o resultado de um momento em que a velocidade de produção de ácido láctico excede a capacidade de remoção, iniciando um acúmulo. Ele é caracterizado por uma velocidade crítica e por uma determinada frequência cardíaca.

Administre a sua corrida

Numa prova de rua como a corrida de São Silvestre, o percurso apresenta grandes alternâncias de inclinação, o que consequentemente altera a intensidade de esforço se mantida uma mesma velocidade. Um dos grandes desafios do corredor passa a ser sempre ajustar esta intensidade para se manter abaixo do limiar anaeróbico, evitando acúmulo de ácido láctico precocemente.

Quando por força das circunstâncias este acúmulo acontece é preciso reduzir o ritmo para conseguir remover o ácido láctico e depois retomar um ritmo mais forte no limite do limiar.

Este ano, novamente temos na prova a subida da Av. Brigadeiro Luís Antônio no trecho final da corrida. É o momento mais difícil, na medida em que o corredor tem que administrar a velocidade de corrida na subida para poder tolerar o acúmulo de ácido láctico que venha a ocorrer, conseguindo suportar o desconforto até o final da prova.

Para isso, é importante iniciar o trecho da subida sem acúmulo anterior de ácido láctico, deixando para este trecho final uma “reserva de tolerância” que permita chegar bem.


Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos no site:
Porta Número
Cinto de Hidratação
Sache Gu Energy Gel
Repositor Hidroeletrolítico Hammer Nutrition Heed

Nenhum comentário:

Postar um comentário