18 de jan de 2013

Consumo de vitamina A fortalece o sistema imunológico e protege a pele


Vitaminas
Foto: Divulgação

Encontrado na alimentação colorida, nutriente fortalece os dentes e a visão, participa do desenvolvimento dos ossos e deixa os cabelos mais bonitos


Se você quer praticar esportes, ter ossos saudáveis, enxergar perfeitamente, possuir um sorriso bonito, com dentes fortes e ainda proteger a sua pele dos radicais livres, tem que consumir vitamina A, uma das mais importantes para o corpo. Conhecido também como retinol, o nutriente é uma vitamina lipossolúvel essencial para a visão, e pode ser facilmente obtido através da alimentação diversificada e saudável. 

Tabela de alimentos ricos em vitamina A: laticínios, ovos, peixe, frutas e legumes laranjas e amarelos, folhas verde escuras e fígado.

Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, a vitamina apresenta duas categorias: a de origem animal (denominada vitamina A pré-formada) é encontrada em produtos como fígado, leite e derivados, ovo (gema) e peixe. Já a vegetal é designada carotenóide de provitamina A e está presente no azeite de dendê, nas frutas e nos vegetais amarelos e laranjas (batata doce, abóbora, cenoura, manga), além das folhas verde escuras (alfafa, folhas de mostarda, bertalha, couve, brócolis, escarola, espinafre).
A vitamina A é sensível à oxidação pelo ar. A perda de atividade é acelerada pelo calor e pela exposição à luz. A oxidação das gorduras e dos óleos (Ex: manteiga, margarina, óleos de cozinha) pode destruir as vitaminas lipossolúveis, incluindo a vitamina A. Cozimentos por longos períodos apresentam perda de 25% do nutriente.

Funções importantes

  • Ligação direta com a boa visão;
  • Participa do desenvolvimento dos ossos;
  • Possui ação protetora da pele e da mucosa;
  • Fortalece o sistema imunológico e a defesa antioxidante;
  • Contribui para o desenvolvimento normal dos dentes;
  • Ajuda na conservação do esmalte dentário;
  • Auxilia na manutenção do bom estado dos cabelos. 

Sintomas de carência

  • Cegueira noturna;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia); 
  • Redução do olfato e do paladar;
  • Ressecamento da esclera (parte branca dos olhos) e da córnea dos olhos; 
  • Inflamação da pele (dermatite); 
  • Estresse; 
  • Endurecimento das membranas mucosas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urinário; 
  • Risco de infecções.

Os vegetarianos que não consomem ovos e laticínios necessitam de carotenóides de provitamina A de forma a prover as suas necessidades da vitamina, e devem ingerir no mínimo cinco doses de frutas ou vegetais diariamente, dando preferência aos de cor verde escura, laranja e amarela. 

Sintomas de excesso
O excesso de ingestão de vitamina A provoca dor de cabeça, ressecamento da pele com fissuras, náuseas, dores nos ossos e articulações, perda de cabelos, aumento do baço e fígado, irritabilidade, cansaço, falta de apetite e alterações nas enzimas hepáticas. 
A hipervitaminose A só ocorre através de suplementação, portanto, cuidado com a ingestão de suplementos - afirmou a nutricionista.

Recomendações
As recomendações nutricionais de vitamina A são atingidas através de uma dieta diversificada e colorida, segundo Cristiane Perroni. 

Ela alerta ainda para o número expressivo de crianças, especialmente nos países em desenvolvimento, com deficiência da vitamina A. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), em 2006, revelou que a DVA afeta 17,4% dos menores de cinco anos e 12,4% das mulheres em idade reprodutiva. Em crianças, os maiores graus dessa inadequação foram encontrados ns regiões Nordeste (19,0%) e Sudeste (21,6%).

*Antes de qualquer mudança na sua alimentação, consulte um nutricionista.
Ótimos treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos de NUTRIÇÃO no site:

Pote Labrada Nutrition Power Carb
Pote Gu Brew Eletrolyte + Garrafa
Pote Hammer Nutrition Recoverite
Barra Hammer Nutrition

Nenhum comentário:

Postar um comentário