6 de jan. de 2013

Para amenizar os efeitos da poluição, corredores mudam horário do treino


euatleta corredor na cidade (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images

Correr bem cedo pela manhã, quando o nível de poluentes é mais baixo, tem se tornado um hábito comum entre os atletas nas grandes cidades do país


Treinar em locais arborizados, fugir da poeira e fumaça das ruas e avenidas, além de evitar os horários em que o trânsito é mais intenso, tem se tornado um hábito comum entre os atletas nas cidades. Ainda mais no verão, época em que é importante ter mais prudência ao ir se exercitar, já que o calor gera um aumento dos efeitos nocivos da poluição.

Correr no período da manhã, ainda bem cedo, quando o nível de poluentes no ar é normalmente mais baixo do que no decorrer do dia, ou treinar na academia, são as saídas para não ter a atividade afetada.

Cuidados a tomar

Segundo o cardiologista Nabil Ghorayeb, os corredores precisam tomar alguns cuidados 
antes de correr. Segundo Nabil, a poluição está relacionada a problemas como hipertensão, infarto e derrame cerebral, alguns tipos de câncer e doenças pulmonares.
- Nos dias mais poluídos por causa da elevação dos níveis de dióxido de nitrogênio (NO2) dos escapamentos desregulados e do dióxido de enxofre (SO2) produzido pela combustão dos combustíveis, como o diesel brasileiro, podemos ter fenômenos graves à saúde como piora da hipertensão arterial e significativo aumento de complicações - afirmou.

Importância da água: recomenda-se ingestão de dois a três litros diários.

Correr em áreas mais abertas, como praias, parques ou bosques é recomendado, mas tem também as suas ressalvas, sobretudo neste período de calor. É o que o médico explica: 
- Se decidir correr nesses locais, procure reduzir a carga de exercício e antecipar os horários de treino para antes das 9h. Além disso, também deve beber muita água para evitar a desidratação. Caso perceba qualquer sintoma no ouvido, nariz ou garganta durante o exercício, suspenda a atividade. E preste atenção na intensidade do esforço e não ultrapasse este limite - frisou Nabil.
Fonte: Globo Esporte 
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos no site:
Monitor Cardíaco Garmin Forerunner 210
Porta Celular Nike Running Arm Wallet
Tênis Asics Gel Kayano 18 de R$549,90 por R$449,90!*
Shorts Mizuno Run Bernina Feminino

* Valores retirados do site em 04/01/2013 e podem ser alterados a qualquer momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário