3 de fev. de 2013

Água Fria - Com que Roupa eu Vou?

Foto: Blog Andreiron/ Divulgação


Nadar em dias frios pode ser tão recompensador quanto em dias quentes. Além do gasto calórico maior para manter a temperatura do corpo, o trabalho muscular é bastante eficiente.


A FINA (Federação Internacional de Natação Amadora) determina para seus campeonatos que a água da piscina deve estar entre 25 e 27 graus. 

A temperatura entre 25 e 27 graus parece a ideal para proporcionar o estímulo necessário ao melhor rendimento fisiológico dos nadadores - tanto em treinamentos quanto em competições - além de estimular o nosso mecanismo TERMO-REGULADOR, o que aumenta a capacidade de resistência contra gripes e resfriados.

Mas se o nadador tem uma sensibilidade maior ao frio o que seria prazer pode torna se tortura. Para diminuir esse desconforto muitos nadadores optam por roupas térmicas, desde da tradicional muito utilizada no triathlon e águas abertas de neoprene ou simplesmente uma camisa de surf, podem tornar as pratica da natação muito mais agradável em dias frios ou águas muito geladas.

Mas atenção quanto a espessura, uma roupa com muitos milímetros de espessura atrapalha os movimentos principalmente na articulação do ombro. Existem muitos modelos e materiais, mas a proteção principal em baixa temperatura é no tronco.

O que torna sua Roupa Térmica?

A roupa de mergulho é um equipamento que em sua grande maioria é confeccionado em neoprene, um tipo de borracha com outros materiais, como nylon e strech com a finalidade de dar maior elasticidade e vedação para impedir a entrada e saída de água ou poliuretano usado nos joelhos para dar proteção.
A principal função da roupa de neoprene é manter a temperatura do corpo ou seja, servir de isolante térmico impedindo o resfriamento do nadador.

O neoprene possui pequenas bolhas de ar que dão essa capacidade isolante à roupa. Em geral as roupas de mergulho possuem de 3 a 8 mm de espessura e devem ser usadas de acordo com o local e a profundidade de mergulho.
Cada indivíduo tem sua tolerância a baixa temperatura,  deixar de praticar uma atividade como a natação por causa da variação de temperatura, não é desculpa no hemisfério norte.

Não é mera coincidência o fato de que a melhor natação do mundo está nos países do Hemisfério Norte, onde o clima mais frio proporciona melhores condições de treino e de recuperação.
Por isso, com frio ou sem frio, ótimas braçadas!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para NATAÇÃO e MERGULHO no site:
Roupa de Borracha Aqua Sphere Pursuit Ironman 
Roupa de Borracha Aqua Sphere Pursuit SL sem manga 
Macaquinho Aqua Sphere Speed Suit Ironman Masculino
Macaquinho Aqua Sphere Speed Suit Ironman Feminino

Nenhum comentário:

Postar um comentário