6 de fev. de 2013

Dores no joelho: saiba como cuidar dessa articulação e evitar lesões


Dor no Joelho
(Foto: Avenida do Esporte)

O joelho é a parte do corpo que mais apresenta dores e lesões entre os corredores devido a uma sobrecarga na região entre a patela e o fêmur


Se um corredor te pedir para adivinhar em qual parte do corpo está sentindo dor e você disser “joelho”, você tem quase 50% de chance de acertar. O joelho é a articulação do corpo que mais apresenta dores entre atletas, especialmente nos esportes que envolvem corrida.

O joelho de corredor se refere à Síndrome da dor femoropatelar, na qual o principal sintoma é dor na região anterior do joelho, atrás da patela (rótula). Ela acontece devido a uma sobrecarga na região entre a patela e o fêmur (osso da coxa) e pode ser causada por:

Desalinhamento do joelho: a falta de alinhamento da patela gera pontos de contato inadequados entra ela e o fêmur, aumentando a pressão entre essas estruturas. O desalinhamento pode acontecer durante a corrida se o joelho cair para dentro quando o pé está no chão (padrão conhecido como valgo de joelho). Embora esse desalinhamento seja mais visível no joelho ele acontece principalmente por uma falha da musculatura lateral da coxa (músculo glúteo médio), o que permite com que a coxa caia para dentro

O valgo do joelho durante a corrida também pode causar dor na parte interna desta articulação, devido a uma inflamação dos tendões dos músculos da região, conhecidos como Pata de Ganso (músculos semitendinoso, grácil e sartório)

Falha no amortecimento de impacto: O impacto do corpo com o solo durante a corrida é de aproximadamente 3 vezes o peso corporal. Logo após o pé encostar no chão os músculos têm que amortecer esse impacto. O joelho se dobra aproximadamente 40 graus e o músculo quadríceps (anterior da coxa) se contrai para cumprir essa função. Se existe uma falha na força ou na coordenação do quadríceps o joelho dobra mais do que deveria, o que aumenta a pressão entre a patela e o fêmur, gerando dor ao longo do tempo e repetições.

Desalinhamento do pé: uma pronação excessiva do pé (pé caído para dentro) também pode desalinhar o joelho, além de comprometer a absorção de impacto

Treinos: um aumento brusco da intensidade dos treinos ou um volume de treino exagerado pode sobrecarregar o joelho além de seu limite

Tratamento e prevenção
A seguir estão citadas algumas orientações que podem ajudar na diminuição da dor no joelho e em sua prevenção. Porém o tratamento real e ideal envolve o diagnóstico de um médico e fisioterapia para reverter as causas da dor:

  • Fortalecimento dos músculos quadríceps (anterior da coxa), glúteo médio (lateral do quadril) e glúteo máximo (posterior do quadril)
  • Procurar correr com o corpo bem ereto, como se existisse uma linha imaginária que te levantasse para cima pela cabeça
  • Aplicação de gelo por 20 minutos após o treinamento se houver dor
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:


6 comentários:

  1. Bom dia gostei da matéria,acabei de tratar uma lesão nos joelhos, minha dúvida é se esse trabalho de fortalecimento é obrigatório ser feito musculação em academia, ou se com outros exercícios posso fortalece-los, obrigado.
    Sandra Dalberti.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sandra. Tudo bem? Você também pode fortalecer seus músculos com exercícios fora da academia. O importante mesmo é sempre ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física ou de um assessor esportivo. Assim, eles poderão lhe orientar corretamente sobre os melhores exercícios para fortalecimento muscular.

    Ótimos treinos e boa recuperação!
    Equipe Fast Runner

    ResponderExcluir
  3. e para tendinite patelar, é recomendado algum tratamento/treinamento específico?
    essa lesão vem me prejudicando tanto para corrida quanto para outros esportes que também pratico...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Para tratar a tendinite patelar os especialistas recomendam sessões de fisioterapia e medicamentos, assim você vai ter a diminuição da dor e a melhora do quadro da tendinite. Mas são casos muito particulares, por isso, procure um especialista o quanto antes para iniciar seu tratamento.

    Fique atenta: A orientação de profissionais especializados é indispensável para saber quais os tipos de treino e de tratamento são ideais para você. Nunca se medique sem prescrição médica. Ouça seu corpo e evite forçar seus limites para não sofrer danos maiores à saúde.

    Atenciosamente,
    Equipe Fast Runner

    ResponderExcluir
  5. Há três semanas atrás, comecei a sentir algumas dores no joelho direito. Fiquei muito preocupado. As dores diminuíram a medida que diminui a carga nos meus treinos na academia e alguns dias de repouso. Fiz duas provas desde então, uma de 10km e outra de 30km. Em nenhuma delas a dor apareceu e fiquei mais tranquilo, ao final das provas, apliquei gelo no local por precaução. Mesmo assim já agendei uma consulta, acredito que a dor originou por muita carga nos equipamentos. Isso me fez repensar que "mais", nem sempre é "bom". Boa matéria.

    ResponderExcluir
  6. sempre sinto dor após os treinos, e mesmo colocando gelo fica um pouco dolorido mas durante o treino não sinto dor o que fazer?

    ResponderExcluir