18 de fev. de 2013

Exercícios na água ajudam a tratar a síndrome do 'joelho de saltador'



Foto: Hidroterapia ABC


Inflamação do tendão na região do joelho gera perda da elasticidade e diminuição do colágeno, acarretando num quadro de dor e sobrecarga


Todos sabem da importância do joelho para o nosso cotidiano, mobilidade para a realização das atividades diárias laborais e de lazer. Precisamos cuidar bem dele. Mas, como evitar as lesões? No caso, hoje, estamos falando sobre tendinopatia patelar, conhecida como "joelho do saltador". É uma inflamação do tendão na região do joelho, com perda da elasticidade, diminuição do colágeno e aparecimento de granulomas, levando ao quadro de dor, alteração da marcha e do esquema corporal, sobrecarregando o joelho oposto.

Começa como uma inflamação, a tendinite, com possível agravamento e evolução para tendinopatia. Apresenta dor à palpação (toque com os dedos) e está relacionada a atividades esportivas de alto impacto. Todas estas patologias não têm somente uma causa. É um somatório de microtraumatismos que levam a uma macrolesão, decorrente do uso abusivo da articulação, provocando tendinites que levam à lesão do tendão.

É muito importante manter a musculatura do corpo todo forte, resistente e alongada, pelo menos a dos membros inferiores, glúteos e abdômen antes de começar a correr. Para evitar as lesões, esta é a prevenção primária. O atleta eventual, de fim de semana ou férias, é o maior perigo sob os aspectos anatômico, fisiológico e cardíaco. É quando nos machucamos ou podemos ter algo mais sério ligado ao sistema cardiorrespiratório.

O certo é fazer uma avaliação com o cardiologista ou clínico geral antes de iniciar a prática esportiva, depois dos 20 anos. Ao primeiro sintoma de desconforto na articulação, procurar o ortopedista e começar a fazer tratamento - esta é a prevenção secundária.

Poderá, no entanto, ocorrer uma lesão. A hidroterapia é um tratamento possível. Por que na água? O empuxo, a temperatura e a pressão hidrostática permitem a mobilidade precoce, aumentando a circulação sanguínea, o colágeno e os fibroblastos, levando à regeneração do tendão. O tratamento global consiste na reeducação neurológica e respiratória. É importante associar a respiração aos exercícios físicos, sempre. O tratamento específico inclui mobilizações, exercícios de flexibilidade, alongamento, fortalecimento e propriocepção.

O que é propriocepção? É devolver à articulação os reflexos existentes para evitar novas lesões. Este trabalho só pode ser realizado quando a musculatura está fortalecida para não gerar instabilidade articular. São utilizados exercícios isométricos, ou seja, sem movimento, só tensionando. São realizados exercícios isotônicos, com movimentos, a principio só com a resistência da água e depois utilizando implementos. Trabalhamos em cadeia cinética aberta, pés fora do apoio, seguindo-se cadeia cinética fechada com os pés apoiados em alguma superfície. Ao final, o esperado relaxamento, aliviando todas as tensões musculares.

O fisioterapeuta deve respeitar as diferenças individuais e o quadro álgico do paciente. Os estímulos devem ser variados. Exercícios de alongamento e elasticidade muscular, flexibilidade articular e propriocepção estão presentes em todas as sessões numa progressão de dificuldade.

Trabalha-se, primeiramente em “deep water”, sem os pés no fundo, sem ação da gravidade, e chegamos até 50% ou mais do peso corporal à medida que o médico for liberando. É feito o controle da musculatura articular estabilizadora. No final do tratamento, é realizado o treino dos gestos desportivos, preparando o paciente para a alta clínica e prática de seu esporte.
Ótimos treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Conheça alguns produtos de NATAÇÃO em nosso site:
Maiô Aqua Sphere Fidji Nero Dijon
Óculos de Natação Aqua Sphere Kayenne
Macaquinho Aqua Sphere Speed Suit Ironman Fem + Óculos Kaiman
Bermuda Natação Aqua Sphere Energize

Nenhum comentário:

Postar um comentário