19 de fev de 2013

Os cuidados com a hidratação e a corrida nos dias mais quentes


A água fria, além de ser mais gostosa para quem corre, tem melhor absorção no organismo do corredor
Foto: Shutterstock


Descubra quanto você perdeu de líquido e reponha com isotônicos logo após o treino. No verão, é preciso tomar um cuidado especial com a hidratação.


Com o forte calor, nosso corpo perde mais líquidos e na maioria das vezes não conseguimos repor essa perda de forma eficiente. Esse processo se chama desidratação. Nessa época mais quente do ano, devemos nos policiar com a quantidade de água que ingerimos, ainda mais se praticarmos corrida. Em climas de temperatura amena, recomendo que você beba, num treino ou prova, água a cada 20 minutos (por volta de 100ml). Quando a temperaura estiver elevada, recomendaria que esse tempo diminuísse para 15 minutos com a mesma quantidade.

Durante o dia, é importante que você controle a cor da sua urina, mantendo-a mais clara e transparente possível. Isso indicará se você está bebendo água suficiente durante o dia ou não.

Existe uma ferramenta simples que podemos utilizar para identificar nosso processo de hidratação. Sempre que for sair para correr, verifique seu peso na balança. Logo após o final do treino, suba na balança de novo e veja a diferença (é importante se pesar descalço). Sempre que essa diferença for superior a 5% do seu peso corporal, você está bastante desidratado. Comece imediatamente a repor líquidos com água e isotônico. Se a diferença for menor que 5%, hidrate-se e siga sua rotina.
Ótimos treinos!
Equipe Fast Runner
Por Equipe Fast Runner
Confira no site alguns produtos:
Garrafa Adidas Shaped BTTL
Cinto de Hidratação
Pote Hammer Nutrition Recoverite
Porta Celular Nike Running Arm Wallet

Um comentário: