25 de abr. de 2013

Corrida na água tem resistência 14 vezes maior do que no solo



Foto: Divulgação


Saiba como a atividade aquática pode ser intercalada com a terrestre


Correr na água é gostoso e agradável, principalmente em dias de calor. Pode-se correr em piscina normal, não muito funda, com algum impacto e aproveitando a resistência na água que, em movimento, é quatorze vezes maior que no solo. O impacto no solo é muito maior e a resistência é menor. Na água o impacto é menor e a resistência é maior.

Se corremos em “deep water” (sem encostar os pés no chão),  teremos a resistência da água e zero impacto. Muitos jogadores de futebol fazem este tipo de treinamento visando aumentar a capacidade aeróbica sem sobrecarregar as articulações, bastante sacrificadas pela profissão.


Se não utilizamos nenhum implemento, faremos mais força para nos mantermos em flutuação, sem afundarmos. Utilizarmos flutuadores, ou tubos água “os famosos macarrões”, o esforço é reduzido e atividades fica mais fácil. Se utilizarmos caneleiras flutuantes, luvas, halteres flutuantes aumentaremos a resistência oferecida pela água, consequentemente a dificuldade de execução do exercício.

A corrida na água é muito utilizada pós-cirurgias, quando não podemos ter sobrecarga sobre o segmento operado, ou pós- trauma. A corrida na água é excelente para ajudar no treino da corrida no solo, pois esta alternância é benéfica às articulações, à musculatura e ao corpo todo.

Se a piscina for mais rasa e você quiser treinar sem tocar os pés no chão, pode-se utilizar flutuadores pélvicos ou os tubos água, o impacto será zero também. Quando corremos na piscina com profundidade a nível do umbigo, estamos trabalhando com 50% do peso corporal, é um bom treino quando não há impecilho articular.

Experimente, é uma ótima opção.
Fonte: Globo Esportes 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site: 
Flutuador Aqua Sphere Erbo Buoy
Maiô Speedo Celebrate
Extensor Aqua Sphere de Resistência p/ Manopla
Touca Adidas Silcap 3S


Nenhum comentário:

Postar um comentário