10 de abr. de 2013

Os benefícios da bicicleta para a saúde




Foto: Divulgação

As ciclovias e as aulas de spinning vêm ganhando mais adeptos, pois traz muitos benefícios para a saúde e auxilia no emagrecimento. Pedalar melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade cardiorespiratória e a prática está entre as mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como: hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, entre outras.

Muitos especialistas apontam que 1 hora de pedaladas é possível perder aproximadamente entre 300 e 500 calorias, mas isso pode variar de acordo com a carga, velocidade e esforço empregados durante o treino.

Destacamos os principais benefícios da bicicleta para a saúde:

- Melhora a frequência cardíaca: A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco, sendo assim durante o treino com a bicicleta é possível fortalecer o coração, visto que se trata de uma atividade aeróbica.

- Retenção de líquidos: Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação (antes, durante e após o treino) o corpo tende a potencializar e os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas e isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição da retenção de líquidos

- Pele mais saudável: As pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade fazendo com que o metabolismo se torne mais eficiente, e permite que a renovação celular ocorra mais rapidamente e a eliminação de toxinas aconteça mais acelerada e os problemas como as olheiras tendem a diminuir

- Controla a ansiedade: O pedalar é uma atividade física que exige muito do corpo, e uma das respostas a este estímulo está associado á produção de hormônios que asseguram bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta, ou realizar aulas de spinning, por pelo menos 3x por semana, garante o controle do estresse e ansiedade

- Definição Muscular: Os membros inferiores são mais exigidos durante o treino e resultam em músculos bem definidos, porém não necessariamente ocorre o aumento de massa muscular. O abdômen tende a ficar mais definido devido à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões.

Antes de iniciar a atividade física com a bicicleta é necessário observar o sistema osteomuscular e portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos devem consultar um médico para verificar de que forma podem se exercitar sem riscos.
Fonte: Área de Treino 
Boas pedaladas!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para CICLISMO no site:
Bike Scott Aspect 680
Suporte de Garrafa Elite Custom Race 7570
Pisca Laser Safe Light
Rolo Elite Mag Force Elastogel


Nenhum comentário:

Postar um comentário