15 de mai de 2013

Emagreça 2 quilos por semana caminhando 40 minutos por dia



Foto: Divulgação


Prefira a caminhada ao ar livre à esteira. A atividade fora de casa é mais estimulante e prazerosa


Como se não bastasse a privação de doces e outras gostosuras, a dieta vem combinada com exercícios rigorosos que você nunca fez na vida. É complicado. Mas, se você é do time que nunca pegou pesado na malhação ou na academia, saiba que uma boa porta de entrada para as atividades físicas é a caminhada.

"É uma atividade simples, gratuita, fácil e, além de melhorar o físico, ajuda a levantar a autoestima", diz Marco Antonio Ambrósio, ortopedista e médico do esporte. E o resultado é rápido!

Dá pra perder até 2 kg por semana! Vale lembrar, no entanto, que não basta sair para andar. É preciso saber o que comer antes da caminhada, o modo certo de caminhar e, claro, aliá-la a uma dieta balanceada.

O que comer antes e depois da caminhada

Forre o estômago antes: o ideal é fazer uma refeição leve uma hora antes da caminhada. "Assim, você evita o mal-estar e a má digestão", orienta a nutricionista Tereza Cibella. Uma fruta ou uma fatia de pão integral com queijo ou geleia são boas opções.

Não exagere depois: mesmo que a caminhada tenha sido curta, se você estiver com fome, não cometa exageros. Logo depois de uma atividade física, o ideal é fazer um lanche mais leve. "Dê preferência a um sanduíche com pão integral, uma carne e uma verdura", ressalta a nutricionista.

Dicas do ortopedista Marco Antonio Ambrósio para você não errar na caminhada:

  • Pratique ao menos 40 minutos por dia, quatro vezes por semana.
  • Caminhe de preferência pela manhã, ao final da tarde ou à noite, quando o calor é menos intenso.
  • Use roupas confortáveis e leves, adequadas à estação do ano.
  • Calce tênis com amortecimento e de acordo com o formato do seu pé e tipo de pisada.
  • Prefira caminhar sobre a terra ou grama, que exigem mais esforço e possuem menos desníveis do que a calçada, evitando lesões.
  • Ouça música ou caminhe com amigos. Assim é bem mais estimulante.


Caminhar faz bem porque...

  • Aumenta a disposição.
  • Faz você dormir melhor.
  • Ajuda no controle do diabetes.
  • Melhora a capacidade cardíaca e pulmonar.

Fonte: Minha Vida 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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