23 de mai de 2013

Fortaleça seus pés com exercícios e orientações para a base do corpo


Foto: Getty Images

Existem vários músculos no pé, que dão a ele sua forma e garantem o seu funcionamento. A fraqueza pode acarretar no pé chato e na fascite plantar


Fortalecimento de panturrilha, quadríceps, posterior de coxa, glúteos, costas, abdominais. Esse tipo de treino de musculação é comum e conhecido entre os praticantes de corrida, mas já reparou que mesmo englobando boa parte dos membros inferiores esse treino não inclui os pés.

Existem vários músculos no pé, que dão a ele sua forma e garantem seu funcionamento. A fraqueza desses músculos pode levar a situações como o pé chato e a fascite plantar, além de interferir em outras partes do corpo.

Por exemplo, dores na panturrilha e no joelho podem ser causas por um mau funcionamento do pé, pois ele é a base do corpo e precisa dar suporte e alinhamento para o restante da perna. A diminuição da força dos músculos do pé é mais comum do que se imagina, pois a maior parte do tempo usamos sapatos, o que diminui os estímulos sobre essa musculatura.

Por isso, a seguir, estão alguns exercícios e orientações para trabalhar esse importante segmento do corpo:

- Ande mais descalço: a sola do pé é cheia de sensores que ajudam o cérebro a controlar melhor o movimento e o equilíbrio, então é importante tirar os sapatos e sentir o chão de vez em quando.

- Em pé, tente deixar o arco interno do pé mais alto, sem mover o restante da perna. Você deve sentir que está fazendo força nos músculos da sola do pé. No começo é difícil mas é só uma questão de prática.

- Eleve somente o dedão e depois eleve os outros dedos mantendo o dedão no chão. Abra e feche os dedos.

- Arraste os dedos no chão como se quisesse usá-los para puxar algo para perto de você.

Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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