8 de mai de 2013

O que comer antes da atividade física?



Foto: Divulgação


Antes do exercício físico devemos priorizar o consumo de alimentos ricos em carboidratos. Esse nutriente é responsável por garantir o fornecimento de energia para praticar o exercício físico, além de evitar a perda de massa muscular.

Os carboidratos depois de digeridos geram glicose, molécula utilizada por nossos músculos como fonte energética para realização do exercício. Dessa maneira, se o consumo de carboidratos for insuficiente, o desempenho do atleta será prejudicado.

Para alimentação antes do exercício físico é importante programar-se e realizá-la cerca de 1 hora antes da atividade física. Devemos evitar alimentos refinados, rico em açúcares e também aqueles ricos em gordura, pois podem causar desconforto gástrico e náuseas.

Vamos conhecer algumas opções de lanches para consumo pré-treino:

- Salada de frutas com aveia em flocos – as frutas são excelentes fontes de carboidratos simples (frutose) que são responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo. A aveia é um cereal integral energético e rico em fibras. Neste alimento encontramos a β glucana, fibra que auxilia na melhora do funcionamento intestinal, auxilia no controle das taxas de colesterol e glicose, além de promover saciedade reduzindo o apetite.

- Sucos de frutas naturais adoçados com agave – o suco de fruta é uma forma prática e saudável de incluir esse alimento em nosso cardápio. As frutas são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes, que combatem os radicais livres retardando o envelhecimento precoce e prevenindo o aparecimento de doenças como as cardiovasculares e cânceres. O agave é uma alternativa saudável ao açúcar branco, é menos calórico e possui minerais importantes em sua composição, como o ferro, cálcio, potássio e magnésio. Ajudam a fornecer energia para nosso organismo.

- Torradas integrais com azeite de oliva extravirgem – as torradas integrais são elaboradas com farinha de trigo integral, rica em fibras, vitaminas e minerais. Fornece energia para a realização das atividades do dia dia. O azeite é fonte de ácido oléico, ácido graxo insaturado relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares.

- Pão integral com tahine – O pão integral também é fonte de fibras, vitaminas e minerais. O tahine é um creme obtido da semente de gergelim tostada e moída. Fonte de gorduras insaturadas que auxiliam no controle das taxas de colesterol e, consequentemente, na prevenção de doenças cardiovasculares.

- Mingau de quinua com nozes – a quinua é um alimento de excelente valor nutricional, fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. As nozes são oleaginosas ricas em gorduras insaturadas, que auxiliam na regularização dos níveis de colesterol.

- Bebida vegetal de arroz com flocos de milho e frutas secas – a bebida de arroz é isenta de lactose e possui fácil digestão. Os flocos de milho são ricos em fibras que melhoram o trânsito intestinal e auxiliam no controle das taxas de colesterol e glicose. As frutas secas concentram os benefícios das frutas, são fontes de vitaminas, minerais e fornecem energia para o organismo.
Fonte: Thais Souza (Nutricionista do Mundo Verde)
Boa alimentação!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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