22 de mai. de 2013

Os benefícios dos alimentos integrais


Foto: Divulgação


Ricos em fibras, eles são indicados na prevenção de constipação, diabetes, doenças cardiovasculares, diverticuloses e até alguns tipos de câncer.


Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro).

Apresentam praticamente a mesma quantidade de calorias, sendo que os integrais muitas vezes possuem o valor calórico um pouco maior, mas por promoverem maior saciedade e inúmeros benefícios à saúde são indicados em programas para perda de peso.

Segundo a American Dietetic Association são vários os benefícios atribuídos ao consumo adequado de fibras alimentares como por exemplo: diminuição do colesterol, prevenção da constipação, aumento da saciedade, redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, prevenção e tratamento de diverticuloses e tratamento do diabetes tipo 1, prevenção de vários tipos de câncer.

O consumo das fibras deve ser de 25 a 35g diariamente, alcançados através da ingestão de frutas, verduras e legumes e preferência pela ingestão de produtos integrais (arroz integral, macarrão integral, biscoitos integrais).

As fibras estão presentes nos componentes da dieta ricos em carboidratos, são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado e sofrem fermentação parcial no intestino grosso. São componentes principalmente de cereais (pães, bolos, biscoitos...) As farinhas integrais consistem de grãos moídos em sua totalidade e são constituídas pelo farelo, pelo gérmen e pelo endosperma.

No Brasil, também pode ser considerada farinha integral de trigo aquela com adição de farelo à farinha refinada. É muito importante a leitura do rótulo dos alimentos para escolher os produtos com maior quantidade de fibra alimentar.
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos e ótima alimentação!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:
Tênis Mizuno Wave Enigma 2 Feminino
Repositor Eletrolítico Nuum Active
Porta Objeto Adidas Run Wrist Pocket
Monitor Cardíaco Polar Ft4

Um comentário: