26 de jun. de 2013

Melhorar a técnica de corrida reduz risco de lesões e afeta desempenho

Foto: Divulgação

Todo corredor tem seu estilo e não há regras de como fazer. Mas existe a orientação de como posicionar o corpo para melhorar a sua biomecânica


Você sabia que ter uma boa técnica de corrida é um dos melhores caminhos que você encontra pra minimizar os riscos de lesões e ao mesmo tempo melhorar seu desempenho. Todo corredor tem seu próprio estilo, e não há regras rígidas que você tem que fazer. Mas existe uma orientação sobre como posicionar seu corpo enquanto estiver correndo para melhorar sua biomecânica.

-  Economia de movimento: correr com uma boa postura pode fazer com que você economize energia através do desgaste desnecessário de alguns movimentos. Assim, você direciona toda sua energia para desempenhar seu ritmo e marcha.

- Diminuição das chances de lesão: quando você corre, o seu pé dianteiro entra em contato com o solo com uma força maior que seu peso corporal. Com uma biomecânica mais apurada e um bom calçado, esse impacto é melhor absorvido e há uma distribuição mais eficaz da força de reação ao longo dos músculos, tendões e ligamentos envolvidos, minimizando o surgimento de lesões.

Para corrigir nossa técnica de corrida, é preciso treinar cada vez mais. Além disso, há importantes considerações que podemos fazer. Lembre-se sempre de manter o tronco erguido e relaxado. Abaixo, seguem dicas para cada parte do corpo:

Cabeça: erguida com o olhar para uma distância de 20 a 30 metros à frente.

Ombros: evite balançá-los junto com os braços. Evite rodá-los muito para frente.

Braços: mantenha os cotovelos em torno de 90º, mantendo os ante-braços paralelos ao chão. Os braços se movimentam sempre com a perna oposta. O balanço dos braços é um movimento pequeno, onde normalmente o cotovelo se desloca da linha do tronco para trás.

Mãos: procure mantê-las relaxadas. O polegar descansa sobre o dedo indicador.

Tronco: mantenha o tronco ereto e pronto para respirar adequadamente. Lembre-se que o corpo é inclinado para frente na corrida e não o tronco. Essa flexão de tronco pode gerar dores lombares.

Quadril: procure mantê-lo alinhado, evitando oscilações laterais.

Pernas: relaxadas.

Pés: sempre apontando para a frente, seguindo o joelho e o quadril.
Fonte: Globo Esporte 
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner



Nenhum comentário:

Postar um comentário