12 de nov de 2013

Suco rosa: estudo diz que melhora em até 10% o desempenho físico


Mistura de laranja com beterraba é rica no nutriente óxido nítrico e em vitamina C. Bebida também pode ajudar na recuperação dos músculos


Mulheres que adoram fazer dieta em busca do corpo ideal, vivem adotando novas receitas em seus cardápios. Isso porque se encontra a necessidade de renovar os sabores e os benefícios dos alimentos. Não basta apenas o alimento ser nutritivo e pouco calórico, ele precisa também ter outras vantagens, como ajudar a desintoxicar o organismo, acelerar o metabolismo, entre outras funções. O suco verde virou uma febre quando foi lançado, sendo adotado por mulheres em todo o mundo e que faz parte até hoje do cardápio da maioria delas. Agora é a vez de o suco rosa estar em alta. É a mistura basicamente de laranja com beterraba crua, onde ganhou destaque após a publicação de um estudo do professor Andy Jones, no “Journal of Applied Physiology”. Esse estudo mostra que o suco rosa melhora em até 10% o desempenho físico, além de ajudar na recuperação dos músculos.

Lançado na Europa, o suco rosa traz muitos benefícios a saúde, também sendo destaque entre as pessoas que buscam a boa forma. A beterraba é uma grande fonte do nutriente do óxido nítrico, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a captura de nutrientes pelo corpo. Além disso, a mistura da beterraba com a laranja, fruta rica em vitamina C, combatem os radicais livres produzidos durante a prática do exercício físico.

O suco traz muitos benefícios, porém não é milagroso. A maioria das pessoas, muitas vezes, buscam maneiras mágicas achando que vão resolver todos os seus problemas. Não basta tomar o suco apenas uma vez, como também não adianta tomar suco rosa todos os dias se o seu almoço for um fast food.
O hábito de ingerir o suco deve estar dentro de um contexto de alimentação saudável e rotina de exercícios. Não há contra indicações ou cuidados especiais para tomar o suco rosa. O pico do óxido nítrico no corpo acontece cerca de três a quatro horas após a ingestão do suco. O ideal é consumi-lo tanto antes como depois dos treinos.

No entanto, ele pode ser consumido em qualquer horário do dia. Quando tomado até duas horas antes do exercício físico, melhora o aporte de oxigênio e nutrientes nas células musculares, melhorando o desempenho. Quando tomado depois, melhora a recuperação muscular, no aumento de massa muscular e na diminuição da fadiga.
Apesar de um gosto doce, o suco rosa possui um teor muito baixo de calorias. As fibras presentes na beterraba devem ser ingeridas cruas, pois o cozimento tende a diminuir tanto o número de fibras presentes, quanto de outros nutrientes, além de aumentar a concentração do açúcar natural da beterraba.

Diabéticos devem ter cuidado com a bebida, pois tanto a laranja quanto a beterraba possuem muito açúcar natural. Consulte um profissional antes do seu consumo. Uma boa opção para diabéticos, é utilizar chia ou linhaça no suco para diminuir a absorção do açúcar.

É possível ter os mesmos benefícios do suco rosa com outras misturas, combinando frutas ricas em vitamina C com outros alimentos fontes de óxido nítrico tais como: melancia, nozes, carnes vermelhas, salmão, espinafre, couve, soja entre outros alimentos que dão embaixo da terra.
De uma forma geral, esses alimentos absorvem muito óxido nítrico. No entanto, existem várias maneiras de combinar legumes e frutas, não é preciso apenas optar por um tipo de suco. O suco rosa pode ajudar, mas não faz milagre. É preciso ter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios para obter bons resultados.


Fonte: Globo Esportes | Natalia de Oliveira, nutricionista especializada em nutrição esportiva.
Bons treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
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