6 de ago de 2014

Conheça fortes aliados para prevenção de gripes e resfriados

Com as repentinas e bruscas mudanças climáticas, nosso sistema imunológico fica mais fragilizado e assim as gripes e resfriados podem vir com maior facilidade. Alimentar-se bem durante todo o ano é uma ótima maneira de se proteger, já que os nutrientes são essenciais para manter as células de defesa do organismo. Algumas vitaminas, minerais, compostos antioxidantes e fitoquímicos fazem parte desse leque de nutrientes. 
Se você fica resfriado ou gripado com frequência, vale a pena ver os alimentos que podem te ajudar nessa batalha e incluí-los hoje mesmo no seu dia a dia. 

Abóbora, cenoura, manga: fonte de carotenoides. Ativam e fortalecem o sistema imunológico.

Suco verde: rico em zinco, ferro e vitamina C - considerados antioxidantes e que reforçam o sistema imunológico. Pode ser feito com folhas de couve, agrião ou salsão.

Limão, laranja, acerola, kiwi: fonte de vitamina C, com ação antioxidante e responsável pelo aumento na produção de células de defesa. 

Gengibre: apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulante. A raiz pode ser consumida na forma de chá ou acrescentado aos sucos, saladas e carnes. 

Chá verde e branco: ricos em catequina e epicatequina, considerados potentes antioxidantes. Possui ação imunoestimulante (fortalece o sistema imunológico). Pode ser consumido na forma de chá ou em cápsulas. 

Cogumelo Shiitake: possui a lentinana, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo (macrófagos e linfócitos T). Ele pode ser consumido acrescentando sabor ao arroz, molhos e saladas. Pode ser utilizado também como opção aos recheios de panquecas. 

Mel: com ação bactericida e anti-séptica. Rico em vitamina C e E, do complexo B,  ferro e zinco. Todos nutrientes envolvidos na imunidade. Pode ser consumido puro, em sucos ou em frutas. 

Alho: contém a alicina e a aliina, uma substância anti-microbiana, antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns em climas mais frios. Use como temperos nas mais diversas preparações como feijão sopas, arroz e carnes.

Vale lembrar aos atletas que a presença desses alimentos deve ser praticamente obrigatória em sua rotina, já que os treinos intensos e as competições também levam à queda do sistema imunológico, independente das mudanças climáticas. 

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Texto desenvolvido por Mariana Frank, graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF), da equipe de Flavia Araujo (Fuca), nutricionista esportiva, graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, atleta competitiva há 10 anos. Nutricionista de atletas amadores, profissionais e olímpicos, faz parte da CBDA (Confereração Brasileira Deportos Esportivos).



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Bons Treinos!
Foto: Thinkstock

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