4 de ago. de 2010

Bike de Bambu

O projeto “Baboo Bike” estimula a fabricação e comércio de bicicletas de bambu em países subdesenvolvidos. O projeto é coordenado pela Calfee Design dos Estados Unidos e está ajudando no crescimento econômico local dessas regiões e mantendo um processo de sustentabilidade ambiental.



A Calfee Design fabrica e vende bicicletas de bambu em suas lojas da Califórnia desde 2005, mas uma viagem a África inspirou o fundador da empresa Craig Calfee a promover um conceito diferente do país.

Em 2008, por meio de uma iniciativa chamada Bamboosero, Calfee criou duas fábricas de construção de bicicletas em Gana, uma na capital, Acra, e uma em Abompe. Ambas as empresas agora constroem quadros de bicicletas usando o bambu de origem local. Depois de construído eles então enviam os quadros de volta às lojas Calfee, onde a equipe adiciona rodas e dão os retoques finais antes de enviá-las para os distribuidores.

Os empresários ganenses ganham cerca de US$150,00 para cada quadro que constroem, enquanto as bicicletas acabadas são vendidas por cerca de US$ 950 cada.

Calfee espera expandir as filiais de bicicletas de bambu, tanto em Gana quanto em outros países em desenvolvimento, com o objetivo de fortalecer a cadeia de fornecedores de peças de bicicletas para as empresas locais.


Para mais informações:




Um comentário: