1 de nov. de 2010

Dicas para ir ao trabalho de bike

As horas perdidas no trânsito e a preocupação em preservar o meio ambiente são apenas dois bons motivos para quem quer largar o carro e adotar bicicleta como novo meio de transporte. Mas, quem quer ir pedalando para o trabalho ou para qualquer compromisso deve seguir a cartilha dos adeptos da magrela para evitar surpresas desagradáveis durante o trajeto.

A substituição definitiva do carro pela bicicleta não precisa ser feita sem aviso prévio. Comece aos poucos. É preciso que antes de usá-la para ir ao trabalho, você se acostume com o esforço e ao percurso que fará. Mas, antes de incluir a bicicleta no cotidiano, faça um treino de adaptação. Uma boa alternativa para a fase de transição e para entrar no ritmo é pedalar em grupo.
A roupa que você usa para pedalar também faz toda diferença. Para quem vai de bike até o trabalho, a solução é deixar algumas peças de roupa no local de trabalho. Assim, mesmo que sue bastante, basta trocar de roupa quando chegar. Cada ciclista deve identificar o que traz mais conforto e segurança.

Mesmo que o trajeto de casa para o trabalho feito de bicicleta seja muitas vezes mais rápido do que de carro, principalmente por causa do trânsito, é aconselhável sair do seu local de origem com pelo menos 15 minutos de folga. Assim, você ganha tempo para se recompor quando chegar ao destino final. Além disso, usar a bicicleta como meio de transporte é diferente de usá-la para fazer exercício. O ritmo deve ser mais lento, já que pedalar muito rápido faz com que o corpo transpire mais. Nem sempre o caminho mais rápido de carro é o melhor para fazer com a bicicleta.



Para fugir da chuva, crie o costume de seguir a previsão do tempo. E tenha sempre à mão um plano B, como carregar capa de chuva ou uma muda de roupas extra. Quando o clima está muito seco e quente, é fundamental se prevenir. Use filtro solar e óculos escuros para se proteger dos raios ultravioletas, e sobretudo evite pedalar nos horários em que o sol está mais forte.

Capacete e luva são acessórios indispensáveis para quem quer começar a andar de bicicleta. Proteger a cabeça de um impacto e manter as mãos secas e firmes são dicas de segurança apontadas por todos os ciclistas.

A bicicleta é um ótimo meio de transporte, mas nem sempre dá conta do recado. Em algumas ocasiões é preciso saber aliar a magrela como o transporte público. Ter um dinheiro no bolso para pegar um metrô ou um táxi caso aconteça algum imprevisto com a bicicleta pode evitar muitos problemas.

Incentive mais gente. Fica mais fácil usar a bicicleta quando mais pessoas do seu convívio têm o mesmo hábito.



Veja também:

> Garrafa térmica Le Tour de France

> Bicicleta como meio de transporte

> Capacete Lazer Nirvana

> Oficina de bike da Fast Runner

Fonte: Social Bike

Nenhum comentário:

Postar um comentário