3 de dez de 2010

Escolha bem a primeira maratona


Você está planejando fazer sua primeira maratona em 2011? Então saiba que a escolha da primeira prova de 42 km pode ser uma decisão estratégica sábia, contribuindo ativamente para o sucesso do seu objetivo: concluir a disputa em bom estado.

Para os iniciantes, escolher uma prova sem desafios extras é a recomendação mais básica dos treinadores. Pesquisar as médias climáticas da disputa também contribuem para uma preparação mais adequada.

No meio desses conselhos mais elementares, porém, está a sugestão para refletir sobre seu perfil de corredor e, a partir daí, buscar informações com outros atletas das provas da sua lista e, ainda, avaliar a estrutura caso tenha que se deslocar de sua cidade.

No final das contas, o que pode pesar mais é o sonho de realizar uma determinada disputa; neste caso, a dica dos treinadores é pesquisar muito sobre a corrida que escolheu e fazer ajustes no seu treinamento caso a prova exija isso (por exemplo em temperaturas mais frias ou altitudes maiores).

Algumas sugestões para os maratonistas iniciantes são a Maratona de Porto Alegre, a de Foz do Iguaçu ou a do Rio de Janeiro.Se o sonho é fazer a primeira prova de 42 km fora do Brasil, há a de Buenos Aires, que é plana e costuma ter temperatura amena.

A de Berlim e Amsterdã são consideradas as mais rápidas, por serem totalmente planas, e normalmente acontecem com temperaturas de 15 a 20 graus, considerada ideal. A de Paris e da Disney não são tão planas, ms a temperatura é um pouco mais baixa, em torno dos 5 graus.

É importante lembrar que a preparação para uma maratona deve ser escolhida por corredores com mais que quatro anos de treinamentos ininterruptos. E o maior desafio deve ser aquele que não deixa o praticante exausto.


Veja também:

> Treinão Mizuno

> Essencial pra todo corredor

> Tênis Brooks Glycerin 8

Fonte: Sport Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário