12 de jan. de 2011

Brincar de correr

De modo geral, os corredores gostam de saber aonde estão indo e em que velocidade têm de correr. Porém, às vezes, driblar a rotina rígida pode ser extremamente benéfico para o condicionamento físico e também para a mente. Um dos treinos mais eficazes para entrar em forma e, ao mesmo tempo, conseguir se divertir é o fartlek clássico.

Fartlek é uma palavra de origem sueca que significa “brincar de correr”. Nesse tipo de corrida, podemos aumentar o ritmo no momento em que tivermos vontade, correr na velocidade em que desejarmos e fazer recuperação durante o tempo que quisermos. Você não está fazendo a mesma coisa repetidas vezes, mas sim mesclando distância, ritmo, terreno e período de recuperação.

Os fartleks fazem com que a gente corra da mesma forma como fazíamos quando éramos crianças: encarando a corrida como uma brincadeira e não como um treino. Além disso, os fartleks também melhoram o condicionamento físico, tanto de competidores iniciantes quanto de veteranos.

Esse exercício recruta a maioria dos sistemas de energia usados nos treinos intervalados. Dependendo da duração e do nível de esforço, todos os corredores podem fazer fartleks para ganhar mais resistência em atividades que exigem esforço prolongado.

Veja também:

> Tênis Asics Gel Kinsei 3

> Tênis Adidas Adistar Ride 2

> Tênis Nike Lunar Eclipse +

Fonte: Revista Runner's World


Nenhum comentário:

Postar um comentário