27 de jan de 2011

Contagem regressiva para o Ironman Brasil 2011

É sempre assim, logo que acabam as festas de Natal, Reveillon e o novo ano começa, todos os triatletas que estão inscritos no Ironman Brasil iniciam sua contagem regressiva para essa que é a maior prova de triathlon da América Latina.

E realmente é uma contagem regressiva, pois habitualmente o período de treinamento para um Ironman é dividido em semanas e são normalmente usadas entre 16 e 20 semanas para essa preparação. Com isso, a cada semana que se passa aumenta a ansiedade e a expectativa desses triatletas em função da proximidade da prova.


Devido à complexidade da competição, muitas coisas envolvem o planejamento para um Ironman, desde a logística de treinamento até o tão esperado dia da prova e para facilitar vamos enumerar uma série de dicas que podem ajudá-lo a tornar esse período de preparação mais organizado e menos estressante.

- Treinamento: a essa altura do campeonato você já está inscrito na prova, até porque as 50 vagas extras com renda voltada para instituições de caridade também já foram preenchidas, portanto, o próximo passo é pensar no treinamento em si.

1) Verifique quanto tempo disponível você terá para treinar por dia e que modalidade (natação, ciclismo ou corrida) vai se adequar melhor a esse horário, para facilitar não só o seu deslocamento até o local de treino, o que faz com que você ganhe tempo, mas também sua alimentação pós-treino, visto que muitos atletas por não terem boas opções, acabam por negligenciar essa refeição, colocando a perder muito do o esforço desprendido no treino.


2) De posse de sua grade horária, converse com seu treinador sobre quais provas podem entrar no planejamento como forma de ajustar pequenos detalhes e/ou avaliar sua condição física.


3) Avalie todo o equipamento que usará não só no dia da prova, mas em todo esse período de preparação, para saber se está em bom estado e se existe a possibilidade ou a necessidade de investir em algum item em especial, como um capacete aerodinâmico ou um par de rodas de competição.


4) Procure orientação sobre como deve ser sua rotina alimentar, para garantir que você terá todos os nutrientes e calorias necessárias para sua “jornada”.


- Viagem: é importante planejar isso com antecedência, por que dessa forma você acaba tendo mais opções à sua disposição, encontra melhores preços e se livra dessa preocupação nos momentos onde o treinamento vai exigir mais de você.

5) Se você vai viajar de avião, atenção para a taxa que algumas companhias cobram pelo transporte da bicicleta, para não ser pego de surpresa na hora do check-in. Além disso, certifique-se de que sua bike estará bem protegida, ou numa “case”, aquelas malas duras específicas para esse tipo de transporte ou envolta em bastante “plástico-bolha”. E você ainda pode usar uma proteção extra que é aquela que existe em quase todos os aeroportos onde embalamos as malas com um filme plástico chamados de “protect bag”.


6) Em relação à hospedagem, você tem várias opções, como hotéis, resorts, pousadas e até imóveis que podem ser alugados para o período de sua estadia. Além do valor, uma coisa que deve ser levada em consideração na hora de escolher uma das opções acima é a localização em relação à largada da prova, pois é ali o centro de todo o evento e provavelmente você terá que ir a este local para a retirada do kit, para o jantar de massas, visitas à Expo, além, é claro, do dia da prova. Se você optar por se hospedar um pouco mais afastado, pense na possibilidade de alugar um carro, para evitar um desgaste desnecessário com deslocamentos a pé.


7) Procure chegar a Florianópolis entre quarta e quinta feira, para que possa fazer tudo com calma e consiga fazer o reconhecimento do percurso. Isso lhe dará mais tranquilidade e segurança no dia da prova.


8) Analise as melhores opções de alimentação que existem próximas ao local onde estará hospedado, para que não precise fugir muito de sua dieta, evitando assim possíveis problemas gastrointestinais.

- Relacionamentos: esse é um tópico fundamental e que não podemos, de forma alguma, deixar de considerar em nosso planejamento, visto que devido a toda a solicitação física e mental que uma preparação para o Ironman exige, ficaremos muitas vezes afastado de nossos amigos e familiares.


9) Tente no fim de semana, quando normalmente temos os dias mais livres, separar uma das manhãs para curtir sua família, acordar e tomar o café da manhã com eles, ir à praia ou ao parque, assistir um programa na TV. Dessa forma você fortalece essas relações e certamente terá cada vez mais o incentivo deles.


10) Procure pelo menos uma vez por mês fazer um programa social com seus amigos, pois eles também sentirão a sua falta. Mesmo que isso signifique alterar ou cancelar o treino do dia seguinte, pois se você estiver mantendo uma rotina de treinos consistente não será um dia do mês que prejudicará sua preparação.


11) Converse com seus colegas de trabalho sobre esse seu projeto, mostre a eles que o seu sucesso depende também da colaboração deles, pois é comum precisarmos da ajuda deles para alguma eventual substituição, principalmente no caso da viagem. Se possível, escreva um blog sobre a sua meta.


Fonte: Ativo.com


Veja também:


>
Grupo Campagnolo Super Record 11

>
Macaquinho Asics Jumpsuit

> Tênis K-Swiss Kona Flag Usa

Nenhum comentário:

Postar um comentário