9 de fev de 2011

Atletas de Final de Semana


Li uma matéria na revista O2 que me chamou a atenção, a respeito dos “Atletas de Final de Semana”. Aquelas pessoas que tem o dia a dia corrido durante a semana, geralmente workaholics, mas que gostam e não largam mão do seu esporte preferido: a CORRIDA!

O Hospital Beneficência Portuguesa alerta esse nicho de atletas quanto a dores e fadigas musculares, apatia, distúrbios alimentares e sono alterado. As medidas para evitar tais desconfortos seriam acompanhamento médico, acessórios corretos para a atividade e alimentação balanceada com boa quantia de carboidratos para reposição de glicogênio musculares.

Pesquisando mais na web, encontrei as lesões mais comuns entre os atletas de final de semana:

Luxação: é a separação ou deslocamento das partes ósseas numa superfície articular ou perda completa da superfície de contato entre os ossos de uma articulação. O ombro é o campeão das luxações.

Tendinite: resposta inflamatória a um micro-trauma de um tendão. Esse mal é mais comum em atletas que fazem esforço físico repetitivo, como os tenistas, que apresentam inflamação do tendão do antebraço. Mas, os atletas esporádicos também apresentam tendinites.


Contusão: é uma escoriação, geralmente decorre de pancadas e batidas. Quanto menos resistentes forem os músculos, maior é a contusão.

Entorse: lesão articular que ocorre quando o movimento numa articulação excede a amplitude normal do movimento, ocorrendo um deslocamento súbito da articulação. O mais comum é a entorse no tornozelo e no joelho.

Distensão muscular: nome comum para uma ruptura de fibras musculares ou do tecido fibroso do músculo, geralmente causado por um esforço muito grande ou por estresse muscular. Também chamado de estiramento muscular.

Ruptura de tendão ou ligamento: o joelho é o campeão deste tipo de lesão. Músculos fortes protegem mais os ossos, ligamentos e tendões.


Fratura: os ossos de pessoas sadias se tornam mais densos e fortes quando submetidos à pressão constante, por isso, pessoas ativas que fazem exercícios com regularidade, têm menos probabilidade de fraturas. Tanto os atletas de fim de semana, quanto os atletas profissionais, podem apresentar fraturas por estresse.


Se cuide!

Bons Treinos! Mesmo que só no final de semana...


Fontes:

Revista O2

http://vilamulher.terra.com.br


Veja também!

Tênis Asics Nimbus 12

Tênis Nike Lunar Eclipse+

Nenhum comentário:

Postar um comentário