10 de mar. de 2011

Meia de Compressão, ajuda mesmo?


Hoje em dia muito se fala da meia compressora, mas pouco se sabe sobre sua real efetividade e benefícios nas corridas. Encontrei um artigo bastante interessante na Veja (Abril) que revelou estudo feito com as meias compressoras, através de testes com atletas.

Vejam o trecho a seguir, retirado do Blog da Veja (http://veja.abril.com.br/)

“A pesquisa, realizada em 2009, submeteu 21 corredores bem treinados (média de 40 anos de idade, 16 anos de treinamento em corrida e média de 40minutos nos 10km) a um teste de esforço realizado em esteira, iniciando com 9 km/h (ritmo de 6min40seg/km). A cada 5 minutos, a velocidade da esteira aumentou 1km/h, indo até a exaustão de cada atleta. Importante: os corredores realizaram o teste duas vezes, a primeira sem as meias compressivas e a segunda com as meias. Em ambos os testes foram feitas análise de consumo de oxigênio e dosagem da concentração de ácido lático no sangue. O intervalo entre os testes foi de até dez dias, justamente para que o treinamento não influenciasse os resultados obtidos. (...)

Enquanto no teste sem as meias os corredores suportaram até 35 minutos de esforço, no teste com as meias compressivas o grupo pesquisado suportou 36,44 minutos, ou seja, um minuto e vinte e seis segundos a mais.”

Pois bem, os benefícios das meias compressoras estão na estabilização dos músculos, diminuindo a fadiga. Além disso, as meias também dão um suporte no sistema linfático, drenando o ácido lático do corpo. Inclusive, as meias são usadas medicinalmente para problemas de circulação e recuperação pós cirurgias, devido aos mesmos benefícios citados.

Não podemos deixar de ressaltar que antes do uso de uma meia compressora, um médico deverá ser consultado, principalmente para indicação do grau de compressão.

Veja também:

Meia de Compressão Nike

Shorts Feminino ASICS por R$ 69,90 em até 3x!

Regata Feminina ASICS por R$ 59,90 em até 2x!

Nenhum comentário:

Postar um comentário