24 de mai de 2011

Hoje é dia nacional do café! Veja seus benefícios e malefícios

Hoje, no dia do Café, não poderíamos deixar de colocar uma matéria sobre seus efeitos na corrida.

A nutricionista Mariana Maciel Arjona explica como essa bebida age no organismo e os prós e contras para os praticantes do esporte
Por Mariana Maciel Arjona* A cafeína talvez seja o estimulante mais abundante em nossa dieta diária. Está presente na alimentação do brasileiro, principalmente sob a forma de cafés, chás, refrigerantes tipo cola e até nos chocolates.Como agente ergogênico, a cafeína é muito utilizada graças ao seu poder estimulante. Ela é rapidamente absorvida pelo organismo (já pode ser detectada no sangue após 15 minutos de sua ingestão) e atinge o pico de ação uma hora após sua ingestão, afetando muitos tecidos corporais.Apesar de parecer tão “íntima” nossa, os estudos científicos sobre a cafeína ainda não são conclusivos e, na realidade, apresentam resultados bastante diversos, sendo necessário maior aprofundamento para que conheçamos melhor seu mecanismo de ação e seus potenciais benefícios ou malefícios para o corpo humano.Tratando-se especificamente de atividades físicas, as ações da cafeína são duas: no sistema nervoso central e diretamente no tecido muscular. No cérebro, estudos indicam que a cafeína parece ter ação direta na região cerebral responsável pela percepção da fadiga, retardando assim, a percepção do cansaço ao esforço.Já no tecido muscular, parece melhorar a performance por aumentar oxidação de gordura e diminuir a utilização de carboidratos como fonte energética e também por otimizar a contração muscular em si.Estudos indicam ainda que a cafeína apresenta melhores resultados em provas de longa duração, sendo ainda controversa a sua ação em provas curtas e rápidas.Mas deve-se ter cuidado: a cafeína também tem um elevado poder diurético e pode levar à desidratação, o que prejudica muito o desempenho do atleta. E, além disso, ela também é um poderoso irritante gástrico e sua utilização é contra-indicada para aqueles que sofrem com os problemas de estômago.* Mariana Maciel Arjona é nutricionista da Saúde e Performance Assessoria Esportiva.

Fonte: Portal O2 por Minuto


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