11 de mai. de 2011

K-Swiss: história e atualidade

K-SWISS

A californiana K-SWISS aposta no propósito de promover um estilo de vida ligado ao esporte, motivando cada vez mais as pessoas a pensar no bem-estar que a atividade física proporciona para suas vidas e saúde. Para isso, os produtos desenvolvidos pela marca atendem as expectativas de atletas profissionais, amadores e pessoas que gostam de estar na moda com um produto de qualidade e design arrojado na hora de praticar atividades físicas.
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A história
Tudo começou quando os irmãos Art e Ernest Brunner imigraram da Suíça para viver na ensolarada Califórnia. Rapidamente se encantaram com um esporte elegante e fascinante: o tênis. A paixão pelo esporte das raquetes resultou na fundação da K-SWISS em Van Nuys, nos arredores de Los Angeles, no ano de 1966. O primeiro produto fabricado pela nova empresa surpreendeu o mercado: o primeiro calçado feito 100% em couro para a prática do tênis, que atendia toda a necessidade dos jogadores. Este modelo, batizado de “K-SWISS CLASSIC” e que se encontra à venda até os dias de hoje, estreou no tradicional torneio de Wimbledon nos pés de alguns tenistas. A principal característica de reconhecimento do novo calçado eram as cinco listras em sua lateral. Isto era apenas o início do que seria uma das marcas esportivas mais tradicionais e respeitadas do mercado americano. Extremamente confortável e resistente, o modelo Classic rapidamente se tornou popular entre os praticantes do esporte.
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Nos anos 70 os produtos da marca se tornaram presença constante na Costa da Califórnia, que recebia na época um grande número de turistas japoneses. Rapidamente a marca se tornou popular entre os japoneses e seus produtos começaram a serem exportados para lá. Em 1985, Steven Nichols, que na época era presidente da Stride Rite, uma grande empresa de calçados americana, se impressionou tanto com a qualidade dos produtos da K-SWISS que convenceu seus investidores a adquirir a marca por US$ 20 milhões, da qual se tornaria proprietário em 1987. Poucos anos mais tarde, em 1990, Steven assumiu pessoalmente o setor de marketing da K-SWISS e contratou executivos de alto nível oriundos de grandes corporações e começou um forte e agressivo trabalho para posicionar e tornar a marca conhecida através de maciços investimentos de patrocínios de atletas e o endosso de grandes celebridades esportivas.
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Além disso, o executivo iniciou as campanhas publicitárias televisivas, que fizeram as vendas aumentarem muito no mercado americano. Com o enorme crescimento nacional, a marca iniciou uma forte expansão internacional por países da Europa e Ásia. Neste período, a marca expandiu sua linha oferecendo produtos para a prática de outros esportes como basquete, ginástica, corridas, triatlon e atividades náuticas, sempre primando pela inovação, qualidade, desempenho e estilo. Nos últimos anos a marca desenvolveu uma completa linha de calçados esportivos que unem alta tecnologia, conforto e design moderno. Isto pode ser constatado em modelos como o K-FORCE (em couro sintético e laminado indicado para a prática de esportes indoor, pois vem com solado em látex e sistema de amortecimento localizado no calcanhar e na parte frontal), DEFIER MISOUL (calçado esportivo em couro reconstituído, com a mais avançada tecnologia para a prática do tênis, que possui amortecimento com sistema modular de 2 palmilhas: uma para treino com extra amortecimento em gel e outra para competições ultra leve e com uma placa propulsora em fibra de carbono), K-ONA (calçado esportivo oficial do Ironman nos Estados Unidos, foi desenvolvido exclusivamente para a prática do triatlon, cujo solado possui cânulas de escoamento de água, essenciais para esse tipo de prova em que as pistas ficam molhadas) e STABILOR (calçado em couro sintético com avançada tecnologia 7.0 de amortecimento, que possui visual bem arrojado).
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Além disso, a marca desenvolveu inovadoras tecnologias como a SUPERFOAM™, que absorve o impacto das passadas, garantindo assim as corridas excelente amortecimento; e a AOSTA II™, uma borracha de alta durabilidade no solado. A última inovação da empresa californiana atende pelo nome de TUBES, uma tecnologia aplicada na sola e patenteada pela marca em sua nova linha de calçados esportivos com um design futurista para a prática de corrida. A sola exclusiva do TUBES integra uma seqüência de cilindros que absorvem o impacto em qualquer corrida ou exercício físico, graças à sua grande flexibilidade e capacidade de amortecimento. Além disso, a revolucionária tecnologia é super ergonômica, uma vez que durante o movimento os cilindros acompanham a forma do pé através de uma redução gradual. A aplicação de um reforço em borracha na zona do calcanhar aumenta a durabilidade assim como a capacidade de absorção do impacto.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1966
● Fundador: Art e Ernest Brunner
● Sede mundial: Westlake Village, Califórnia
● Proprietário da marca:
K-Swiss Inc.
● Capital aberto: Sim (1990)
● Chairman, CEO & Presidente: Steve Nichols
● Faturamento: US$ 240.7 milhões (2009)
● Lucro: - US$ 27.5 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 433.7 milhões (novembro/2010)
● Presença global:
80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
600
● Segmento:
Marca esportiva
● Principais produtos: Calçados e vestuário esportivo
● Slogan: Put Your Spin on It.
● Website: www.kswiss.com
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A marca no mundo
Atualmente a K-SWISS tem seus produtos comercializados em mais de 80 países ao redor do mundo através das melhores lojas especializadas em esporte. O crescimento consistente da marca nos últimos anos conquistou aproximadamente 100 milhões de consumidores na Europa, Estados Unidos e Ásia.
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Você sabia?
Hoje em dia a marca K-SWISS patrocina atletas de ponta como a tenista russa Vera Svonareva, o tenista alemão Tommy Haas, os triatletas Chris Lieto (três veze vencedor do Ironman), Healther Gollnick e Leanda Cave, além da estonteante ex-tenista russa Anna Kournikova, principal embaixadora da marca no mundo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

*Essa matéria foi retirada do Blog Mundo das Marcas:
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2010/11/k-swiss.html

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