14 de nov de 2011

Descanso ativo para recuperar o organismo


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Depois de sessões de treinos muito intensos, é essencial descansar o organismo para que a recuperação seja completa. Para melhoria plena da musculatura depletada, o descanso ativo é bastante indicado. Ele permite a recuperação da musculatura trabalhada e desgastada com mais rapidez, fazendo com que as fibras musculares recebam mais sangue, oxigênio e nutrientes necessários. 
O treinador Fernando Pessoa, da Race Assessoria Esportiva, explica que o descanso ativo restaura as estruturas musculares mais rapidamente do que se o atleta ficar totalmente parado. “Em FC mais baixas, porém não as de repouso, o sangue flui mais rapidamente e transporta o oxigênio para as estruturas musculares, permitindo a recuperação antecipada.”
O treinador Ricardo Hirsch, da assessoria Personal Life, diz que atividades como natação, bike transport e até o deep running são algumas das indicadas para que a recuperação seja feita solicitando músculos diferentes dos que já “estressados”. A musculação é outra das atividades que é totalmente voltada para a corrida e pode ser bastante utilizada. “O deep running não tem impacto, por isso não sobrecarrega o organismo da mesma forma que havia sido trabalhado anteriormente.”
O treinador Pessoa indica também uma sessão de caminhada ou trote leve, por aproximadamente 35’, mantendo a frequência cardíaca bem baixa. “No caso da natação ou pedal como opção de modalidade esportiva para o descanso ativo, devem ser feitos até 50’.”


Fonte: The Finisher


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