24 de mai. de 2012

Entrevista com Flávia Fernandes, atleta da Seleção Brasileira de Triatletismo



Olá leitores,

Em posts anteriores falamos da rotina e treinos de atletas amadores, hoje quero apresentar a atleta profissional Flávia Fernandes, da seleção Brasileira de triathlon. Neste rápido bate papo, você vai conhecer um pouquinho da história desta atleta e a rotina de um profissional do esporte.
Flávia treina muito forte, viaja muito e participa de muitas provas pelo mundo. 

Nome: Flávia Fernandes
Idade: 31
Altura: 1,56m
Peso: 47kg

Nina - Como começou a fazer triathlon e por quê?
Flávia - O começo no triatlhon foi bem natural e por acaso. Eu já era atleta da seleção Brasileira de Polo Aquático a mais de 15 anos, quando resolvi nadar com pessoal do Triatlhon do Esporte Clube Pinheiros para melhorar ainda mais minha parte física e com isso acabei criando um grande vinculo de amizade com a equipe. Eu também gostava de correr então  comecei a ir de vez enquanto nos treinos de corrida deles... A bike já fazia parte da minha vida; como nunca tive carro em São Paulo sempre fiz  e faço tudo de bike. E assim aos poucos as coisas foram se juntando e despertando em mim um grande interesse no esporte e a vontade de um dia competir.

Nina - Como começou a competir profissionalmente e quais as provas e resultados mais importantes?
Flávia - Depois de fazer e ganhar antecipado o circuito Amador do Troféu Brasil em 2009, decidi juntamente com meu técnico fazer a ultima etapa do troféu Brasil de 2009 como profissional .Foi uma excelente estreia, pois acabei sendo Campeã  da etapa , o que me levou a entrar de cabeça em 2010 no esporte e fazer todas as provas como profissional ; e como consequência entrando para Seleção Brasileira de Triathlon  para tentar a vaga olímpica. 

Meus principais resultados até hoje:
* Campeã SESC Triatlhon Brasilia,DF - 2012
* Campeã 2ºEtapa Troféu Brasil - 2012
* Campeã do GP Damha Sao Carlos,SP - 2012
* 2º Lugar Pan Americano Sprint,Brasil - 2011
* 3º Lugar Campeonato Sul Americano,Ecuador - 2011
* Vice Campea Brasileira - 2010
* 10º Lugar no Camp. Pan Americano,Mexico - 2010
* Vice Campeã da African Cup Mombassa,Kenya - 2010
* Campeã da 1º e 2º Etapa do Campeonato Brasileiro Sprint - 2010
* Campeã do Mundialito Fast Triatlon - 2010 

Nina - O ano de 2011 e o começo de 2012 foi um ano de tentativa para a vaga olímpica em Londres, me fale das dificuldades que um atleta olímpico tem que suportar... Pressão, treino, saudades da família, muitas viagens.
Flávia - As Olimpíadas é o sonho de todo atleta, mas a busca deste sonho te obriga a abrir mão de muitas coisas, e não é fácil! Sacrificamos muito nossa vida pessoal, pois estamos o tempo todo focado 100%  nos treinos e no objetivo de conquistar a vaga olímpica.Sem falar nas viagens, fiz mais de 80 vôos neste período e houve épocas em que cada semana estava em um continente diferente, no decorrer do tempo isso gera um desgastaste enorme, pois tudo muda, a alimentação, o fuso horário, o clima...Sem contar que estamos sempre longe de casa, dos familiares, dos amigos... A saudade é grande! Mas hoje mesmo ainda  não tendo conquistando este grande sonho, acho que todo este sacrifício valeu muito a pena, pois tive e vivi experiências maravilhosas; conhecendo muitos lugares e pessoas diferentes, fiz grandes amizades, aprendi e cresci muito como pessoa e como atleta.

Nina – Você já esteve em algum centro de treinamento para Triathlon? Como é a rotina de treino?
Flávia - Sim, fiquei em três centros de treinamento diferentes: em Portugal, na Austrália e no México. Os 03 são lugares com uma ótima estrutura,  nestes locais temos uma grande facilidade, geralmente dormimos no local facilitando o acesso aos treinos, temos também uma grande estrutura de fisioterapia, medico, nutricionista e musculação para ajudar e complementar os treinamentos, ou seja estamos 100% focado nos treinamentos e na recuperação dos treinos; isso por certo período é muito bom,  ajuda a evoluir muito! 

Nina - Conte-nos um pouco da sua rotina diária de treino.
Flávia - Minha rotina de treino começa pela manha, pedalo de 2horas a 2horas 30mintos por dia dependendo do dia e período de treinamento, depois tenho uma hora de descanso onde me alimento e me preparo para o treino de natação que faço na hora do almoço geralmente dura e torno de 1 hora 30 minutos, almoço e vou para casa descansar, volto a noite para o treino de corrida que pode ser de  40 minutos mas pode chegar a 1hora e 30 minutos, e duas vezes por semana faço treino de fortalecimento na musculação. Geralmente no fim de semana faço os treinos de transição das três modalidades. 

Nina - Como cuida da sua alimentação?
Flávia -Tento me alimentar de produtos saudáveis, mas não tenho nenhuma restrição.

Nina - Quais são suas próximas provas deste ano?
Flávia - Pretendo fazer todo o circuito do Trofeu Brasil e do Sesc meu calendário:  03/06- 3 Etapa Troféu Brasil 01/07- Sesc Belem 08/07 - GP Winter 23/09- 4 Etapa Troféu Brasil 30/09 - Sesc Salavador 20/10- Sesc Fortaleza 11/11- 5 Etapa Troféu Brasil 25/11- Sesc Tramandai 09/12- 6 Etapa Troféu Brasil

Aproveito a oportunidade da Fast Runner, para agradecer todos que estão a meu lado, meus patrocinadores: Esporte Clube Pinheiros, Exercito Brasileiro, Mynd e Sigvaris. Um agradecimento especial a minha família, meu técnico Luiz Gandolfo e meu grande amigo e marido Leandro Ribela.

Por Nina Keller

Produtos relacionados ao Triathlon:
Top Asics Triathlon Tank 2012
Sache Gu Energy Gel




Nenhum comentário:

Postar um comentário