20 de set. de 2012

A bike de triathlon do iniciante

Para o atleta que está iniciando no triathlon, será que vale a pena gastar muito e ter a melhor bike de todas ou uma bike de ciclismo adaptada serve?
Talvez com pequeno investimento e alguns ajustes seja a melhor forma para se começar.
Visualmente, o desenho do quadro e o guidão com clip prolongado, são as maiores diferenças entre uma bike de ciclismo e uma bike de triathlon, mas a geometria do quadro (modo como o quadro foi projetado) é a diferença mais importante. A geometria da bike de triathlon, geralmente mais agressiva, foi pensada para que o atleta desempenhe a mais rápida e eficiente posição possível. Se você instalar um clip na sua bike de ciclismo, irá necessitar efetuar alguns ajustes, ou bike fit, para dar conforto e rendimento à sua nova posição.                                                                            
Alguns itens principais na mudança do quadro da bike:

Posição do selim
Você deve deslizar o selim para frente sobre o trilho no canote, a fim de buscar a posição mais agressiva. Uma outra opção seria trocar o canote tradicional, por um que já seja especifico de triathlon.

O tipo do selim
A nova posição que você terá vai fazer com que haja uma redistribuição da pressão exercida entre suas pernas, portanto um novo selim pode ser necessário. Procure um bem confortável e, de preferência, específico para triathlon, já que o banco que você usava, pode deixar de ser confortável com a nova posição. Hoje em dia, lojas especializadas já dispõem de selins que você pode testar antes de comprar.

Posição do clip
Sua bike de ciclismo não foi projetada para receber um clip, portanto pesquise bem antes de comprar o seu. O posicionamento dos pads (área de apoio dos cotovelos) e o comprimento e desenho dos grips (barras prolongadas) terão uma grande importância no seu conforto. 

Porque um clip
Os clips foram projetados para te fazer veloz. Você pode usar os clips para ir mais rápido ou para economizar energia andando na mesma velocidade.

Créditos:
Prof. Rodrigo Tomé
Limiar Assessoria Esportiva
rodrigotome@limiarassessoria.com.br

Confira alguns componentes importantes para bikes de triathlon:
Guidões
Clips
Selins

Agende seu Bike Fit: (11) 5054-3777

Nenhum comentário:

Postar um comentário