18 de set. de 2012

A importância do material adequado para o seu corpo!

Pedalar, correr e nadar parecem ser atividades simples, mas quando começamos a analisar os equipamentos necessários à sua prática, percebemos cada vez mais a importância destes serem adequados às medidas de cada atleta e, assim, contribuir para um saudável desempenho e conforto do atleta na modalidade praticada.
Na natação, o que parece ser simples na verdade pode te ajudar ou prejudicar. Os óculos devem ser testados, pois têm os mais variados desenhos e cada um se adequa melhor em um tipo de rosto.  Algumas marcas incluem na própria embalagem o formato de rosto indicado para cada modelo. Na dúvida, o melhor é buscar o auxílio de seu técnico ou adquirir os equipamentos em lojas especializadas. 
Da mesma forma, todos os outros materiais que auxiliam nos treinamentos – como palmares e nadadeiras – têm seus tamanhos variados e precisam estar em acordo com o objetivo pretendido pelo atleta. 
No ciclismo, fica cada vez mais evidente a importância do bike fit na prevenção de lesões músculo-esqueléticas que ocorrem em ciclistas, sejam eles profissionais ou não, levando em consideração a vantagem biomecânica determinada pelo correto posicionamento de seus componentes.
Esse bike fit começa antes mesmo da compra da bicicleta e, após saber todas as dimensões do atleta, pode-se escolher corretamente o tamanho do quadro, mesa, pedivela, guidão, etc.
Assim como no ciclismo, os corredores têm recebido cada vez mais atenção por parte das marcas esportivas, desenvolvendo materiais tecnológicos e exclusivos e tênis de corrida feitos para vestirem confortavelmente os seus pés durante os muitos quilômetros de treinos e competições.
A ASICS (http://www.asics.com.br/), líder mundial em pesquisas e confecção deste tipo de material, lança a cada ano coleções especiais e a loja da marca no Brasil conta com serviços diferenciados para os corredores, como o exclusivo Asics Foot ID, um teste tecnológico de pisada onde saberá qual o tênis mais indicado dentre as variadas opções, como as linhas 33collection, Nimbus, Kinsei e Noosa Tri.   
O que deve ser guardado é que cada atleta deve ter a sua própria adequação aos equipamentos, pois cada pessoa apresenta características anatômicas distintas.

Créditos:
Prof. Rodrigo Tomé
Limiar Assessoria Esportiva
rodrigotome@limiarassessoria.com.br

A loja Fast Runner possui os serviços indicados acima, como o Teste de Pisada e o Bike Fit.

O Teste de Pisada é gratuito. Venha fazer o seu!
Agende seu Bike Fit através do número: (11) 5054-3777

Asics Gel-Nimbus 14
Quadro Colnago M10
Óculos de Natação Aqua Sphere Kaiman Lady
Palmar Aqua Sphere Ergo Flex

Um comentário: