13 de nov. de 2012

Os benefícios da Natação

Foto: jrmllvr Foter CC BY-NC-SA

Todos nós já ouvimos falar que a natação é um dos esportes mais completos por que ajuda no desenvolvimento físico e mental, melhora o condicionamento através da estimulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, além de propiciar uma simetria de movimentos entre braços e pernas.

Essa movimentação simultânea de braços e pernas desenvolve a coordenação e a lateralidade. Por ser uma atividade que não oferece impacto, possui mínimo risco de lesão, isso faz com que ela seja indicada para inúmeros casos dentre eles o emagrecimento e a melhora na qualidade de vida. Qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo ou profissão, pode fazer natação sem problemas uma vez que a água é um meio muito benéfico para o corpo, relaxante, sem efeitos agressivos e favorece as funções orgânicas.

Conheça os maiores benefícios da Natação

  • Reduz o risco de episódios cardiovasculares. Braçada após braçada, o coração torna-se mais forte, ganha músculo e perde a gordura que o rodeia, o que faz com que consiga bombear mais sangue para o resto do organismo.
  • Reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
  • Melhora o sistema respiratório. Os pulmões são órgãos elásticos, cuja capacidade de contração e expansão depende dos músculos da parede torácica.
  • Fortalece as articulações. A natação faz com que os músculos aumentem de tamanho e protejam mais eficazmente tendões e ligamentos, para além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade.
  • Alivia dores causadas pela artrose.
  • Sobe a auto-estima. Os desportistas sentem-se mais independentes e seguros. No caso da natação, a estes benefícios acrescenta-se o facto da água permitir uma liberdade de movimentos que o trabalho a seco não proporciona. Reduz a dor e o risco de lesões.
  • Retarda os efeitos do envelhecimento. Tanto a nível físico como psicológico. São vários os estudos que confirmam que uma pessoa de 65 anos que faz exercício regularmente tem uma maior capacidade física e vital do que uma de 45 que não faz nenhuma atividade desportiva.

Fonte: Esporte Mulher
Bons Mergulhos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para Natação:
Solução Aqua Sphere Anti-Embaçante
Kit Aqua Sphere Clips Protetores para Ouvido e Nariz
Prancha Aqua Sphere P2K
Maiô Aqua Sphere Lima Nero Titanium

Um comentário: