14 de dez de 2012

Joelhos sem dor


Foto Sejel

Sem dúvida, a articulação dos joelhos é uma das mais solicitadas durante a maioria das atividades físicas, por isso, esta articulação merece uma atenção especial e cuidados constantes, além de um trabalho de fortalecimento e de alongamento para evitar lesões e sobrecarga.

Ao correr, engordar ou exagerar na carga ou no impacto sobre os joelhos, a maior articulação do corpo humano costuma sentir as consequências. Para que o exercício não se torne um problema, é preciso critério e cuidado, em especial com os joelhos. 

Lesões mais comuns

Há dois grupos de lesões provenientes da prática inadequada de esportes: as de sobrecarga e as traumáticas. Tanto atletas experientes como amadores estão sujeitos a elas. Os primeiros em geral pelo chamado "overuse", estresse da articulação pela utilização excessiva. Os segundos, normalmente por não seguir os antecedentes indispensáveis de qualquer prática esportiva: alongamento e trabalho muscular. 

  • Lesões por sobrecarga

São causadas por atividades que excedem a carga suportada pela articulação. Provocam um desgaste que, no longo prazo, é muito prejudicial aos joelhos. As tendinites são consequências típicas de lesões por sobrecarga. São um processo inflamatório dos tendões – que, constituídos por tecidos com pouca quantidade de água, têm pouca capacidade de se deformar e, por isso, são mais suscetíveis a não aguentar a carga. 

  • Lesões traumáticas

São causadas por movimentos de rotação da articulação. Elas são sentidas durante a prática de atividades físicas no momento em que ocorre a lesão.
As lesões de menisco – lâmina cartilaginosa da articulação dos joelhos que facilita o deslizamento – ocorrem com a prática de esportes de movimentos rápidos e repentinos. Para a recuperação pode ser necessária uma cirurgia. Em geral, após a recuperação, é possível retomar a prática da atividade.

Esportes que abusam dos joelhos:
Para os joelhos são mais prejudiciais os que implicam em paradas bruscas, saltos, mudança de direção repentina, flexão e rotação. Entre eles:

Corrida

Falta de alongamento muscular, calçado inadequado e correr de forma errada são as principais causas de lesões por sobrecarga, geradas por este esporte. É recomendado que o iniciante comece a treinar pela caminhada e vá aumentando o ritmo gradualmente.

Ciclismo

Exige movimento de rotação rápido, que pode sobrecarregar os joelhos. Em geral, as lesões não são sentidas na hora, porque o corpo está aquecido. As aulas de spinning, que viraram atração nas academias, pedem cuidado redobrado, pois a cada vez que o aluno aumenta a carga da bicicleta para forçar o ritmo, aumenta a sobrecarga sobre as articulações.

Como manter-se longe das lesões

  • escolher exercícios adequados para o nível de condicionamento e idade;
  • realizar um bom alongamento;
  • fazer progressos graduais, ao longo de semanas ou meses, começando com treinamento leve até condicionar o corpo.
  • preparação física, ou seja, trabalho muscular e aeróbio.

O acompanhamento de um especialista também é recomendado. Um treinador, médico do esporte ou personal trainer pode aconselhar e ajudar na evolução da prática, além de prevenir problemas por rotinas inadequadas. 

Tratamentos e alternativas

Quando ocorre uma lesão é aconselhável imediatamente fazer compressas de gelo para diminuir o inchaço no local. A fisioterapia pode auxiliar no tratamento em longo prazo. Em alguns casos, o tratamento é cirúrgico, como nas lesões de menisco ou do ligamento cruzado anterior.

Quem sofre uma lesão grave e fica incapacitado de retomar sua antiga prática esportiva tem nos esportes dentro da água uma boa opção, porque não oferecem praticamente nenhum impacto aos joelhos.
Ótimos Treinos!
Por Fast Runner
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