13 de dez. de 2012

O Prazer de Correr


Foto: Globo Esporte


A corrida de rua é o esporte que mais cresce no mundo. O que antes era praticado por poucos e sem nenhum acompanhamento técnico ou avaliação médica hoje é bem diferente.


Está comprovado cientificamente que atividades aeróbias como correr proporcionam benefícios para a saúde mental como a redução do nível de estresse, maior concentração e produção no trabalho e melhora de humor no dia a dia. Dentre outros motivos, isso acontece porque esses exercícios aumentam os níveis cerebrais de algumas categorias de neurotransmissores que afetam a mente positivamente. Por exemplo, durante a corrida, o corpo libera fenilalanina, um neurotransmissor estimulante que aumenta a atividade e agilidade mental. Em razão disso, as pessoas geralmente são capazes de se concentrar melhor depois de exercícios do que em outros momentos.

Já as endorfinas são parcialmente responsáveis pela euforia do corredor, ou o prazer de correr. Com a atuação delas, mesmo com a exigência de um trabalho duro do corpo, o desejo de continuar e ir cada vez mais longe é mais forte. Outros importantes neurotransmissores são a noradrenalina, que aumenta o estado de alerta; a dopamina, que eleva o humor; e a serotonina, comumente visada por antidepressivos pelo efeito calmante e de equilíbrio químico no cérebro. Fundamental também é o aumento do Volume de Oxigênio no Sangue por minuto e a energia e disposição que isto produz.

Na corrida nos concentramos em nós mesmos num momento de grande sintonia na busca de um objetivo. A satisfação de vencer um desafio proposto é imensurável e sempre está acompanhada de muita emoção. Além disso, um número crescente de psiquiatras acredita que os exercícios aeróbios são a melhor terapia de humor disponível, por terem visto através de estudos empíricos a redução do número de deprimidos e da utilização de antidepressivos em pessoas em tratamento. Quando praticados de modo constante, há um aumento geral de felicidade.

Por tudo isto e, por muito mais, venha correr também. Mas cuidado, correr vicia.
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
por Fast Runner
Veja alguns produtos para Running no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário