6 de dez. de 2012

L-Carnitina: Entenda mais sobre essa fonte de energia


Foto: Uol Saúde / Shutterstock

Conheça os benefícios da Carnitina

A carnitina é uma amina sintetizada no organismo a partir de dois aminoácidos essenciais, lisina e metionina, exigindo para sua síntese a presença de ferro, vitamina C, niacina e vitamina B6. A carnitina é encontrada predominantemente nas carnes e nos produtos animais. É armazenada em sua maior parte (90%) no músculo esquelético, e quando há excesso o mesmo é eliminado através da urina.

Como funciona a L-carnitina? 

A carnitina possui papel fundamental na geração de energia pela célula, pois age nas reações que transportam os ácidos graxos livres de cadeia longa para as mitocôndrias, facilitando sua oxidação e geração de adenosina trifosfato (ATP). Os ácidos graxos constituem uma fonte energética quase ilimitada para o metabolismo em repouso e para o exercício prolongado de intensidade leve a moderada. Estudos apontam que o consumo de carnitina aumenta o fornecimento de substratos para produção de energia através do ciclo de Krebs, melhorando a capacidade de realizar tarefas físicas. 

Para os praticantes de atividades físicas os efeitos da L-carnitina são: 

  • aumento da oxidação de ácidos graxos (gorduras) para fornecimento de energia, contribuindo para perda de peso;
  • redução da depleção dos estoques de glicogênio, retardando a fadiga muscular;
  • edução da síntese de ácido lático, evitando dores musculares;
  • aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, potencializando a contração muscular e a chegada de oxigênio e nutrientes, por seu efeito vasodilatador;
  • efeito antioxidante, combatendo os radicais livres que são gerados durante a prática da atividade e que promovem o envelhecimento precoce. 

A carnitina também tem sido frequentemente utilizada como coadjuvante no tratamento de dislipidemias, uma vez que atua como um importante co-fator na oxidação de ácidos graxos de cadeia longa, aumentando a utilização de triglicerídeos para o fornecimento de energia, promovendo redução das taxas de colesterol. 
Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde
Ótima Alimentação e Bons Treinos!
Por Fast Runner
Confira alguns produtos de NUTRIÇÃO em nosso site:

Goma de Carboidrato Honey Stinger
Barra Hammer Nutrition
Sache Gu Energy Gel
Cápsula SportPharma BCAA



Um comentário: