7 de dez de 2012

Iogurte: excelente fonte de proteínas para o corpo


iogurte: fonte de proteína, calcio e benefícios para o corpo
Foto: Dreamstime/ mdemulher.com

Por ser classificado quanto ao teor de gordura, recomenda-se avaliar a composição nutricional, sabor e consistência antes de consumir


O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e o Lactobacillus bulgaricus através do leite integral, desnatado ou padronizado. Os iogurtes são classificados quanto ao teor de matéria gorda estabelecidos pela legislação:

  • COM CREME: teor de gordura mínimo de 6g/100g;
  • INTEGRAIS: teor de gordura mínimo de 3g/100g;
  • PARCIALMENTE DESNATADOS: teor de gordura máximo de 2,9g/100g;
  • DESNATADOS: teor de gordura máximo de 0,5g/100g.

Cada tipo de iogurte possui uma composição nutricional

O iogurte uma ótima fonte de proteínas, cálcio e probióticos ao nosso corpo. Conheça cada um deles:

  • Proteínas são enzimas e hormônios responsáveis pela regulação das reações químicas do organismo. São agentes protetores, veículos de transporte, ação anti infecciosa, anticorpos (imunoglobulinas), crescimento e reparação de tecidos (músculo, ossos, pele e sangue);
  • O cálcio é um nutriente essencial e necessário em funções biológicas como a contração muscular, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso ou sináptico e o suporte estrutural do esqueleto. Muitos estudos têm demonstrado que o consumo de cálcio previne doenças como a osteoporose, hipertensão arterial, obesidade e câncer de cólon. A recomendação de cálcio para adultos é de 1000mg;
  • Probióticos são microrganismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que conferem benefícios à saúde do hospedeiro. A utilização de culturas bacterianas probióticas estimula a multiplicação de bactérias benéficas, em detrimento à proliferação de bactérias potencialmente prejudiciais, reforçando os mecanismos naturais de defesa do hospedeiro, muito importante para a função intestinal e sistema imune.

Devemos avaliar a consistência, sabor, composição nutricional (se possui ou não gordura, teor de proteína, cálcio e sódio) de cada iogurte para escolher o que melhor atende as nossas necessidades.
Fonte: Globo.com
Ótima Alimentação e Bons Treinos!
Por Fast Runner
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