7 de dez. de 2012

Joanete é a alteração óssea de pé mais comum


Foto: Divulgação -Tribelas

O problema acontece por um desvio do osso do dedão e das falanges, e pode ser causado por genética ou uso inadequado de calçados


Hálux valgo, conhecido como joanete, é a alteração óssea mais comum do pé do adulto. O joanete não é um osso que cresceu ou que surgiu, e sim um desvio do primeiro metatarsiano (osso do dedão) e das falanges, que se expressa como uma saliência na região de dentro do pé.  As causas podem ser genéticas ou mecânicas, devido ao uso de calçados inadequados, e também por causa da sobrecarga, por exemplo, correr com tênis apertado pode causar uma força mecânica que favorece a deformidade.

Causas do joanete podem ser genéticas ou mecânicas

Para evitar o problema, a primeira coisa a saber é que o sapato deve ser feito para caber no pé. Portanto, devem ser consideradas as modificações do calçado:

  • Escolha o modelo que mais lhe agrada considerando que ele deve ter a ponta larga; “quadrados” ou “redondos”, que dão maior estabilidade à marcha, evitando quedas;
  • Nos tênis: dê espaço entre a ponta dos dedos e a frente, isso é preciso para que eles se desprendam do solo durante a marcha ou corrida;
  • Troque os calçados diariamente, evitando atrito num ponto único na pele (bunion);
  • O sapato deve estar confortável já na hora da compra.

Os pacientes costumam perguntar sobre o uso de órteses ou splints para joanete. Não há evidências de que estes possam melhorar um hálux valgo estabelecido, no entanto, podem ajudar a aliviar ou não deixar piorar o desvio.

Como é a cirurgia para correção atualmente?

A cirurgia para correção do joanete sofreu várias inovações nos últimos anos. As técnicas mais modernas, além de serem muito mais eficazes, dispensam o uso de gesso, o que facilita a reabilitação pós-operatória. Além disso, a queixa de dor é mínima, já que a anestesia utilizada, além de minimizar as complicações, promove uma analgesia muito mais prolongada no período pós-operatório.

O procedimento exige alguns cuidados e o uso de calçado fechado só é permitido após 40 dias de cirurgia. Neste intervalo, o paciente utiliza um calçado apropriado, que proporciona o apoio somente no calcanhar.

Pode acontecer da deformidade voltar?

As chances de insucesso no tratamento do joanete são muito pequenas, desde que a cirurgia seja corretamente indicada, não haja complicações e as recomendações sejam estritamente seguidas pelo paciente, principalmente no que se refere ao uso de calçados.

Posso correr tendo joanete?

Sim, se o desvio e a saliência não causam dor, pode. A questão é proteger a região para a deformidade não piorar e fazer um bom trabalho de fortalecimento muscular.
Fonte: Globo.com
Bons treinos! 
Por Fast Runner
Veja alguns produtos em nosso site:
Tornozeleira Nike Ankle Sleeve
Tênis Nike Free Run +3
Tênis Asics Gel Sting 33
Tênis Mizuno Wave Creation 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário