7 de dez. de 2012

Proteínas: equilibre o cardápio e se recupere melhor após os exercícios


salmón com legumes, fonte de proteínas
Foto: Getty Images / M de Mulher

Presentes em todas as células e tecidos, os compostos orgânicos devem ser ingeridos diariamente pelos esportistas, através de fontes animais e vegetais


Funções importantes

As proteínas são constituintes básicas do organismo e estão presentes em todas as células e tecidos. São enzimas, hormônios, agentes protetores, têm ação anti-infecciosa e ainda são responsáveis pela regulação das reações químicas do organismo, pelo crescimento e pela reparação de tecidos. Peixes, carnes e laticínios são fontes naturais de proteínas.

Especificamente para os praticantes de atividade física, a ingestão de valor baixo de proteínas impede a recuperação plena do corpo após os exercícios. Para a nutricionista Cristiane Perroni, o consumo é fundamental, mas nunca em excesso.
- As proteínas também ajudam na reposição das reservas de glicogênio nos músculos e no fígado, que são bastante utilizadas durante a atividade física. Esta ingestão deve acontecer junto com alimentos que são fonte de carboidratos. A associação de carboidratos e proteínas é muito importante para a recuperação do treino, para repor as reservas de glicogênio muscular e aminoácidos essenciais. A maior absorção acontece até duas horas após a atividade física - disse a nutricionista.

Além das citadas no início do texto, uma das funções é a de gerar energia: fornece 4 kcal por grama de proteína. É utilizada quando os carboidratos e as gorduras não satisfazem as necessidades de energia do corpo.

- A proteína é muito importante como reparadora de tecidos. Para o esportista, ingerir pouca quantidade de proteína impede a boa recuperação dos treinos. Entretanto, o excesso não resulta em melhor performance, aumento de massa muscular ou ganho de força, como muitos pensam - disse a nutricionista Cristiane Perroni.

Segundo Cristiane, as proteínas, divididas em animal e vegetal, são compostas por 20 aminoácidos, sendo que nove deles não são produzidos pelo organismo (aminoácidos essenciais).

Tipos de proteínas

  • Proteína Animal: Encontra-se em carnes, ovos, peixes, ovos e laticínios.
  • Proteína Vegetal: Encontra-se através da combinação de cereais com leguminosos, como arroz e feijão.
    Leguminosas:
    lentilha, feijão, ervilha, e grão de bico.

    Cereais:
    arroz, milho, e aveia.

    Oleaginosas:
    nozes, castanhas e amêndoas.
Ótimos Treinos e Boa Alimentação!
Por Fast Runner
Confira alguns produtos em nosso site:

2 comentários:

  1. Excelente postagem!
    Valeu por compartilhar...

    Helena
    @correndodebem
    correndodebemcomavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, muito legal mesmo ! Meu carinho.

    ResponderExcluir