10 de dez. de 2012

Os benefícios do alongamento


Homem fazendo alongamento na grama
Foto: ethJu / Foter / CC BY-NC-ND

Assim como cada parte de nosso corpo, os músculos precisam de manutenção e cuidados. Por isso, atividades físicas regulares são fundamentais para que eles se desenvolvam e adquiram flexibilidade.


Alongar é comumente definido como o ato de flexibilizar os músculos por meio de atividades moderadas. Ele geralmente é indicado antes e depois de exercícios físicos, sejam eles aeróbicos ou anaeróbicos. "O alongamento diminui o risco de lesões e distensões musculares", afirma Gilberto Anauate, chefe de ortopedia do Hospital Santa Paula, em São Paulo.

A professora Fabianna Queiroz dá aulas de ginástica em uma academia especial para mulheres, em São Paulo. Ela explica que o alongamento prepara a musculatura para exercícios mais pesados. "Além disso, ajuda a melhorar a postura, dá mais mobilidade e aumenta a agilidade de quem o pratica".

Mas quem tem uma vida sedentária também deve alongar a musculatura, especialmente a região posterior - parte de trás do corpo. "Durante o dia-a-dia, a maioria das pessoas acumula estresse principalmente na região cervical e lombar", observa Fabianna.

Dentre os benefícios dessa atividade, Gilberto cita o "melhor desempenho físico e melhoria na circulação sanguínea". Além disso, traz uma sensação de relaxamento e bem estar. Para o ortopedista, é importante que o alongamento seja feito sob a orientação de um fisioterapeuta ou profissional capacitado, que irá direcionar o aluno ou paciente de acordo com a intenção de cada um. "Dessa forma, cada pessoa saberá qual o tipo de alongamento recomendado para alcançar seus objetivos", fala.

Uma dica essencial é não forçar a musculatura para alcançar os pés. "Com a prática, todos alcançam os pés, mas cada um tem seu tempo para conseguir esse resultado", ensina Fabianna. Ela sugere que o alongamento não seja confundido com exercícios de flexibilidade, pois ele não deve ser realizado muitas vezes ao dia. "O ideal é alongar antes e depois dos exercícios ou, para quem não pratica exercícios, duas vezes por dia, a hora que a pessoa acorda e logo depois do trabalho, por exemplo". Afinal, os músculos precisam de momentos de descanso. Muitas lesões e acidentes acontecem porque a musculatura foi fatigada.

Tanto o médico quanto a professora informam que o alongamento é indicado para todos, independente de faixa etária ou sexo. "A única recomendação é que o aluno que tem alguma patologia - como osteoporose ou hérnia de disco - procure um médico e concilie o diagnóstico com o trabalho de seu personal trainer ou professor de fitness. Mas, no geral, todos podem praticar alongamentos, só muda o tipo de atividade", diz Fabianna. "Com o devido acompanhamento, até pacientes acamados podem alongar os músculos", finaliza Gilberto.
Fonte: Vila Mulher 
Ótimos Treinos e Alongamentos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos no site:
Meia de compressão CEP
Tênis Nike Lunar Glide +4
Monitor Cardíaco Polar RS100
Óculos Oakley Fast Jacket XL

Nenhum comentário:

Postar um comentário