24 de dez. de 2012

Mitos sobre a corrida de rua podem comprometer o desempenho


Corrida de rua, correr, fone de ouvido, desempenho na corrida
Foto: San Diego Shooter Foter CC BY-NC-ND

Correr carregando pesos nas mãos, em jejum e agasalhado são algumas das práticas equivocadas que os corredores adotam nos treinos


Existem diversos mitos sobre corrida de rua, e é preciso saber quais deles, de fato, são 
verdade, e quais não passam de boatos sem comprovação. O especialista em fisioterapia esportiva e musculo-esquelética, David Homsi, listou abaixo alguns deles:

Ciclismo ajuda no condicionamento para a corrida? VERDADE. Porém, cuidado, pois o trabalho do sistema músculo esquelético na prática do ciclismo é diferente da corrida, de repente o ciclismo pode ser usado em dia alternado ao treino de corrida.

A banana ajuda na prevenção de cãibras? MITO. As causas da cãibra vão além da falta de potássio. Outros eletrólitos estão envolvidos no processo, assim como o nível de condicionamento do atleta. A falta do potássio pode, em alguns casos, ser a causa, mas a relação não é sempre verdadeira. Muitos técnicos torcem o nariz para a prática, até certo ponto comum, do atleta se encher de bananas na intenção de prevenir cãibras.

A corrida ajuda no condicionamento físico? VERDADE. Praticar atividade física com orientação de um profissional especializado gera ganho de condicionamento. No entanto, uma vez mal elaborado o treino, a probabilidade de lesões aumenta consideravelmente.

O impacto da corrida prejudica o sistema músculo esquelético? MITO. O risco não existe se o atleta estiver em seu peso ideal, com orientação médica de um profissional habilitado. A dor é sempre um sinal de alerta: VERDADE. Ainda que não seja sempre um sinal de atenção, a dor deve ser observada com cuidado, já que pode ser apenas um sinal de cansaço ou algo mais importante.

A corrida é uma forma eficiente de se obter um ótimo condicionamento físico?  VERDADE. A corrida melhora o condicionamento cardiovascular, ajuda a controlar o peso e, quando bem orientada, seus resultados podem ser obtidos em poucos meses.

Correr em terreno de areia e terra melhora ainda mais o condicionamento? MITO. Corrida nestes terrenos é parte de um treinamento de acordo com seu técnico, e pode ajudar na prevenção de lesões, desde que com tênis adequado.

Correr carregando pesos nas mãos ajuda a condicionar o corpo? MITO. Muito pelo contrário, pois as dores na região lombar e nas costas podem aumentar de forma significativa.

Tênis de boa qualidade são indispensáveis na prática da corrida? VERDADE. É importante realizar o teste de pisada em lojas especializadas, temos que analisar o atleta de corrida como um todo.

É preciso correr todo dia pra conseguir um bom condicionamento? MITO. Depende de com qual finalidade você está treinando, pode-se intercalar corrida com alguma outra atividade física de longa duração para se ganhar condicionamento físico, como a natação.

Correr em jejum ajuda a emagrece? MITO. Correr em jejum é contra-indicado, por comprometer a saúde de um modo geral. Com isso, o atleta pode ter uma hipoglicemia, que significa falta de açúcar no sangue, ou até mesmo alguma lesão mais grave.

Correr agasalhado ajuda a perder peso? MITO. Correr agasalhado provoca um aumento perigoso de temperatura no organismo. O que o corredor perde durante essa prática é água, reposta no primeiro copo de água ingerido.

Massagem com pomadas é o melhor remédio logo após uma contusão? MITO. A massagem pode agravar o quadro. O indicado é gelo e consulta médica, se for o caso.

Fonte: Globo Esporte 
Ótimos Treinos!
Equipe Fast Runner
Por Fast Runner
Confira alguns produtos para CORRIDA no site:
Tênis Asics Gel Sting 33 FRETE GRÁTIS!
Meias de Compressão
Shorts para Corrida
Viseiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário